ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Bernal perde tempo por propaganda em que atriz simula ser candidata

Aline dos Santos | 20/09/2016 11:23
Alcides Bernal teve perda de tempo no programa eleitoral. (Foto: Marcos Ermínio)
Alcides Bernal teve perda de tempo no programa eleitoral. (Foto: Marcos Ermínio)

A Justiça Eleitoral determinou perda de tempo no horário eleitoral de Alcides Bernal (PP), candidato à reeleição em Campo Grande, por veicular propaganda com trucagem, onde uma atriz, com biotipo da candidata Rose Modesto (PSDB), aparece na lama e relacionada à corrupção.

A representação foi movida pela coligação “Juntos por Campo Grande”, liderada pela candidata tucana, contra a coligação “Nossa força é nossa gente”, encabeçada por Bernal. Segundo a denúncia, foi veiculada propaganda irregular, com utilização de montagem e trucagem, para denegrir e ridicularizar a candidata a prefeita. A exibição foi  nos dias 9 e 10 de setembro.

A coligação liderada por Bernal alegou que a propaganda não faz referência à candidata, mas a outras mulheres, que seriam investigadas em operações policiais recentes.

De acordo com a decisão judicial, da imagem contida na propaganda se observa claramente a utilização do recurso de vídeo, com um cenário à sombra, indicando apenas a silhueta de uma pessoa e em especial o efeito da existência de uma sujeira (lama), que toma as pernas da pessoa e se mostra em suas vestes, em sua camisa branca e a xícara de café com a inscrição “Coffee Break”.

“Toda a imagem criada em cenário demonstra a pretensão de gerar naquele que assiste a propaganda a ideia de que se trata da candidata da representada. A soma das circunstâncias demonstra claramente tal pretensão: a atriz possui características físicas bastante semelhantes; vestida com uma camisa branca, como a candidata na maioria de suas fotos de campanha; tipo e cor de cabelo”, afirma a juíza eleitora Eucélia Moreira Cassal na decisão.

A Justiça determinou a perda de tempo na propaganda de Bernal, equivalente ao dobro do usado na prática da infração, ou seja, um minuto. O tempo correspondente deve ser veiculado após o programa dos demais candidatos com a informação de que a não veiculação do programa resulta de infração da lei eleitoral.

Nos siga no Google Notícias