A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

02/07/2012 12:02

Bernal resiste às especulações e diz: "vamos ganhar sem dinheiro"

Fabiano Arruda
Deputado Alcides Bernal concede entrevista na sede do Campo Grande News. (Foto: Rodrizo Pazinato)Deputado Alcides Bernal concede entrevista na sede do Campo Grande News. (Foto: Rodrizo Pazinato)

O deputado estadual e candidato do PP à Prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal, contrariou as especulações de que não iria à disputa e teve homologado seu nome na convenção no último sábado. Agora falta a indicação do vice.

O próprio Bernal reconheceu que foi assediado pelos principais concorrentes na disputa para que abrisse mão do projeto para se aliar a eles. A persistência, segundo ele, tem como motivação as pesquisas que o apontam nas primeiras posições na preferência dos eleitores.

Nascido em Corumbá, Bernal tem 47 anos é casado e tem três filhos. Advogado, o progressista iniciou a carreira política por conta da popularidade propiciada pelo rádio, veículo em que começou a trabalhar em 1992.

Seu primeiro mandato como vereador em Campo Grande ocorre na eleição de 2004. Quatro anos mais tarde, conseguiu reeleição para o cargo com recorde: mais de 12 mil votos. Em 2010 é eleito deputado estadual com 26,1 mil votos.

Definindo-se como defensor da família, Bernal defende prioridade de investimento no jovem. Católico, define sua religiosidade como "acreditar em Deus". “Vou à igreja não por causa do padre, mas por causa de Deus”.

De olho na disputa que vai estrear, diz que “chegou a hora da mudança” e prega uma nova maneira de administrar.

“Aposto no eleitor de boa fé, consciente, que não vende seu voto. “Aposto no eleitor de boa fé, consciente, que não vende seu voto".

Além disso, destaca que boa parte das obras que mudaram o visual da Capital tem participação do PP, que detém o comando do Ministério das Cidades em Brasília (DF). “Ninguém comenta”, critica.

Em relação à expectativa para a campanha eleitoral, Bernal diz que a sua será a “do tostão contra os milhões”.

“Aposto no eleitor de boa fé, consciente que não vende seu voto, que não aceita ser desrespeitado. Estou achando que vamos ganhar esta eleição sem dinheiro”, declarou sobre as informações de que não teria estrutura financeira para a empreitada.

A seguir, o deputado responde a oito tópicos perguntados a todos os candidatos.

Aborto

"Só em casos extremamente graves. Sou a favor da vida."

Pena de morte

"Sou contra. Ainda mais com esta Justiça que para os ricos são todas as benesses e para o pobre todo o rigor."

Eutanásia

"Só em casos definitivos. Sou defensor da vida, mas você deixar a pessoa vivendo, quando na verdade ela está vegetando, deve-se repensar".

Bernal diz que PP tem participação direta nas obras que mudaram o visual da Capital por meio do Ministério das Cidades. Ninguém comenta.Bernal diz que PP tem participação direta nas obras que mudaram o visual da Capital por meio do Ministério das Cidades. "Ninguém comenta".

Reforma política

"É uma necessidade deste País. Valorizar os partidos políticos. Estabelecer critérios como o Ficha Limpa, que na verdade é obrigação. Sou a favor do financiamento público de campanha para colocar os partidos em igualdade de condições. Mas tem que ser na teoria e na prática. Você veja: proibiram shows, brindes, mas por outro lado há a contratação de centenas de cabos eleitorais.

A reeleição pode até ter, mas desde que haja controle para que a máquina não seja usada na campanha. Do jeito que está sou a favor da reeleição, mas que haja fiscalização sobre o uso da máquina. Defendo a unificação das eleições para que o eleitor tenha uma escolha mais tranquila até para não ter que ficar votando de dois em dois anos.

Sistema de governo

"Acho que o ideal seria o parlamentarismo, mas é melhor aprimorar o presidencialismo."

Reforma administrativa

"É uma necessidade também. Enxugar a máquina pública para ser mais eficiente. E evitar o desperdício. Tem que estabelecer o critério de concursos e transparência total. O problema da estabilidade é que muito funcionário público acha que não precisa produzir. O critério que deve prevalecer é o da produtividade."

Trânsito e punição para condutores que provocam mortes:

"Em relação à Lei Seca, defendo que a interpretação seja a seguinte: se o cara sai e dirige embriagado não vale mais o direito individual, como se recusar a fazer o bafômetro, mas o interesse público. Se ele recusa reconheceu a culpa. No caso de cometer um atropelamento, estava em alta velocidade, participando de racha, este camarada tem que ser tratado como criminoso.

Temos que ter sinalização semafórica inteligente, onda verde. No cruzamento da Via Parque com a avenida Mato Grosso passou da hora de ter um viaduto. A Secretaria de Planejamento Urbano não funciona. As unidades habitacionais ficam cada vez mais longe do Centro e o transporte coletivo fica ruim, o que leva a compra de motos, aumentando, por consequência, o número de acidentes, sequelados e mortos."

Alcides Bernal foi eleito deputado estadual em 2010 com pouco mais de 26 mil votos. (Foto: Divulgação)Alcides Bernal foi eleito deputado estadual em 2010 com pouco mais de 26 mil votos. (Foto: Divulgação)

Educação e saúde: o que fazer para fazer que estas áreas deixem de ser propostas prioritárias em campanhas e sejam efetivadas em qualidade durante os mandatos?

"Na Saúde, o que falta é uma boa gestão, porque dinheiro e profissionais não faltam. O grupo que está aí há 30 anos não conseguiu resolver. Constrói um monte de prédios, fazem propaganda danada e na hora do funcionamento não ocorre. Remédio é só dipirona e dicoflenaco. E tudo é virose. Tem médico que chega atrasado, não atende pacientes e se sente tão à vontade porque conta com a conivência da administração. Tem que fazer com quê o profissional atenda bem e o usuário saia satisfeito. E para mim o cara (médico) que quer trabalhar, tudo bem, mas quem não quer, fora.

Em relação à educação, evoluiu, mas precisa criar mais escola em tempo integral, unir à comunidade ao ambiente escolar. Educação é o grande caminho que leva à evolução do ser humano. Caso for prefeito vou colocar gente técnica para me ajudar."

Declaração de bens

"Não me lembro de cabeça. Mas eu trabalho muito. Eu trabalho porque gosto de trabalhar, porque preciso me sustentar e porque gosto de ganhar dinheiro. Não sou multimilionário, mas tenho o suficiente para tocar minha vida com tranquilidade. Eu ganho dinheiro, não posso reclamar. Sou grato a Deus, meus clientes, anunciantes."

(A prestação de contas de Alcides Bernal à Justiça Eleitoral em 2010 apontava patrimônio de R$ 287,3 mil. Entre os bens, saldo de R$ 180 mil em espécie, imóvel em Campo Grande e uma Nissan Frontier.)



Parabéns pelo sucesso na entrevista, pois você foi meu candidato a deputado, como agora também será o meu único candidato a prefeitura de campo grande...

Claro, na espera de uma mudança radicalmente de uma gestão democrática evoluindo um desenvolvimento igual para todos, e não como está sendo atualmente apenas para quem pode...

Portanto, conte com meu apoio e com os demais amigos simpatizantes!
 
Mateus Luiz Botelho em 30/07/2012 11:08:37
Parabéns Bernal pelo seu caráter e por não se vender certamente você terá o apoio da minha família e de meus amigos.
 
Roberto Domingos em 03/07/2012 12:02:22
bernal tenho certeza q a vitória é sua,depois da escolha do vice do giroto dagoberto !!!isso é uma palhaçada o tanto q ele falou mal do nelsinho e puccinelli agora lá de mãos dadas!!! FORA !!ESSE POVO BRINCA COM A INTELIGENCIA DO POVO!!!!VAMOS LÁ BERNAL ESTAMOS COM VC E TODOS EVANGELICOS!!!!
 
janete dutra em 03/07/2012 09:14:57
Parabéns, Só a sua atitude de entrar nesta briga já e uma vitoria, Vamos com tudo pra cima deles>>>>>>>
 
Marcos Aveiro em 03/07/2012 08:46:04
o povo deve estar cantando: há se eu te pego, voto em vc e finalmente um prefeito de carater e independente,. e competente....
 
vitor ricardo em 03/07/2012 08:05:46
Bom espero q vce vença e faça o q esta se propondo a fazer, nossa cidade merece.Tem candidatos q ja esta se achando o novo prefeito, pq o partido tem dinheiro para investir,mas se esquece q nao é isso q conta envolvidos em escandalo, q foram tapados pelo dinheiro, acha q o povo nao sabe, eu sei e uma boa parte tbm sabe, entao vai em frente nao desista , siga e faça bem feito....
 
susan keyla mendes ferreira em 02/07/2012 12:40:30
Bernal, seu raciocínio nos leva a crer que haverá mudanças para melhor e estou torcendo para que você seja eleito Pref.de C.Grande.Política se faz com parcimônia, e, você pelo que me pareceu, as conhece e pretende colocá-la em prática na sua gestao.É a perspectiva de melhora que leva- nos a refletir sobre mudanças; e o momento é agora ou teremos que esperar quatro anos para tentá-la novamente.
 
Fernando Dias em 02/07/2012 10:04:13
com certeza, ta na hora de mudar, vamos lá Bernal, agora é a hora!
 
CAMILA GRAZIELA em 02/07/2012 09:53:42
Parabéns pela coragem de enfrentar os poderosos e cheio de dinheiro. É só acreditar que você chega lá. Tenha fé e continue trabalhando com honestidade e transparência.
 
Gilmar Carvalho em 02/07/2012 07:24:00
queria te dar parabens pela honra e dignidade que voce teve em manter sua candidatura, tenho certeza que vencera. ainda mais de quem e o vice do senhor giroto que a dois anos atraz falava horrores dele e do puccinelli,acham que o povo nao se lembram disso!!!!vou torcer muito por vc.siga em frente e va com DEUS.
 
nestor bial em 02/07/2012 07:21:04
Vamos nessa Bernal, vamos levar essa!
 
Marcelo Max em 02/07/2012 06:52:16
Estou com você Alcides Bernal..... Todos os poderoso te intimidaram para não sair candidato pelo fato de você ser Querido pelos Campo Grandense......Estamos com você.......
 
Rodrigo Pereira Mendonça em 02/07/2012 05:29:23
valeu bernal siga em frente!!!!estamos com vc DAVI CONTRA GOLIAS!!!
 
jessica medeiros em 02/07/2012 04:57:59
Bernal, campanha também se vence sem dinheiro, basta o candidato tocar nos pontos que convença os eleitores. Você tem uma carisma muito especial com o povo, basta verificar que foi eleito deputado com uma alta votação.Coloque uma mulher como vice, em Campo Grande existem muitas mulheres capacitadas. Escolha uma que seja conhecida e popular, isto vai conquistar muitos votos, e quem sabe......
 
VALDIR VILLA NOVA em 02/07/2012 03:48:49
Eu já me simpatizava com a sua condidatura, mas agora que ouvi o outro canditado falando que ganharia no primeiro turno virei eleitor seu. Vá em frente e não se intimide com o tamanho do seu adversário, lembre-se apenas de sua grandeza.
 
Antonio Edson em 02/07/2012 02:41:07
Parabéns Bernal, só pelo fato de brigar pelas sua convicções e demosntrar perante suas ações que vc é um homem digno. A oposição é claro que está com medo, querem comandar Campo Grande até qnd? Estamos ansiando por uma Campo Grande melhor em tds os aspéctos, mas está difícil. Vamos mudar isto.
 
Annelyse Lobo em 02/07/2012 02:41:00
estou com vc Alcides,espero de coraçao q vc vença,a gente precisa de alguém como vc.
 
maira mendes em 02/07/2012 02:14:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions