ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Brittes deve deixar para sucessor decidir se denuncia alvos da Coffee Break

Paulo Yafusso | 14/04/2016 13:10
O atual procurador-geral de Justiça, Humberto Brittes, deve deixar para o sucessor a decisão de denunciar ou não os investigados na Coffee Break (Foto: Arquivo)
O atual procurador-geral de Justiça, Humberto Brittes, deve deixar para o sucessor a decisão de denunciar ou não os investigados na Coffee Break (Foto: Arquivo)

Deve ficar para o próximo procurador-geral de Justiça, a ingrata missão de decidir o que fazer com o relatório final da Operação Coffee Break, que investigou suposta compra de votos para a cassação do prefeito Alcides Bernal em março de 2014. No último dia 24 de fevereiro, o atual chefe do MPE (Ministério Público Estadual) Humberto de Matos Brittes, havia afirmado que no final de março ou até a primeira quinzena de abril o procedimento seria concluído com as possibilidade de oferecer denúncia ou arquivar a investigação.

Agora, por meio de sua assessoria, Brittes informou que o MPE é “uno e indivisível” e como faltam 13 dias úteis para a posse do novo Procurador-Geral de Justiça, a decisão poderá ser dada por ele, Brittes, ou o novo titular da PGJ. Participaram da eleição no dia 1º deste mês os procuradores de Justiça Gilberto Robalinho e o atual procurador-geral adjunto, Paulo dos Cezar Passos, que venceu por 164 a 57 votos. Mas a decisão sobre quem será o nomeado, cabe ao governador Reinaldo Azambuja.

Segundo a assessoria do MPE, “se houver tempo hábil” Humberto de Mattos Brites poderá assinar o documento oferecendo denúncia contra os investigados, solicitando novas digilências ou determinando o arquivamento do procedimento. O relatório final do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) foi entregue no último dia 14 de março ao chefe do PGJ, e desde então está sendo analisado pela assessoria dele.

O relatório preliminar havia sido entregue à PGJ no final de dezembro do ano passado. Na época, Marcos Alex informou que haviam elementos suficientes para denunciar pelo menos 13 pessoas, entre políticos e empresários, envolvidos no esquema para cassar o prefeito Alcides Bernal. Neste ano foram realizadas novas perícias, inclusive em celulares de vereadores, e apreendidos documentos contábeis que foram analisados pelos técnicos do MPE.

A Operação Coffee Break foi deflagrada no dia 25 de agosto do ano passado, quando foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e a condução coercitiva de 13 pessoas. Resultou ainda no afastamento do então prefeito Gilmar Olarte e do presidente da Câmara Municipal, vereador Mário César, que nunca mais retornaram aos cargos.

A investigação é para saber se houve compra de vereadores por meio de pagamento em dinheiro ou concessão de vantagens, para que votassem pela cassaação do mandato do prefeito Alcides Bernal. No MPE a ifnormação é de que o relatório final deve trazer surpresas, como a inclusão de pessoas que na primeira fase não figuravam como possíveis denunciados. Alcides Bernal foi afastado em março de 2014 e retorno ao cargo em agosto passado, por decisão da justiça.

Nos siga no Google Notícias