ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Cabo Almi e Alcides Bernal são campeões em projetos sem relevância

Fabiano Arruda | 13/09/2012 10:14
Candidatos, os deputados Edson Giroto, Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja e Vander Loubet, tiveram produção no Legislativo analisada por ONG.
Candidatos, os deputados Edson Giroto, Alcides Bernal, Reinaldo Azambuja e Vander Loubet, tiveram produção no Legislativo analisada por ONG.

Os deputados estaduais José Almi Pereira Moura, o Cabo Almi, candidato a vice na chapa de Vander Loubet (PT), e Alcides Jesus Peralta Bernal, candidato a prefeito pelo PP, são líderes, segundo a ONG Transparência Brasil, na apresentação de projetos sem importância na Assembleia Legislativa.

O Projeto Excelências, que traz os dados rastreou o teor dos projetos apresentados pelos deputados candidatos em todo País. A análise principal do estudo é a relevância. Nas Assembleias Legislativas, os dados levam em conta a produção parlamentar desde 2002.

Entre os que disputam a Prefeitura de Campo Grande, Bernal teve 73,3% das matérias apresentadas consideradas como irrelevantes. Entre elas, a maioria são de homenagens.

O deputado Cabo Almi, vice de Vander Loubet, teve 90% de seus projetos classificados como sem relevância, sendo quase 150 de homenagens.

O mesmo levantamento também mapeou a produção legislativa dos deputados federais. Três deles disputam a chefia do Executivo Municipal neste ano.

Com matérias apresentadas desde 2011, Edson Giroto (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) tiveram 8,3% e 6,3% de seus projetos, respectivamente, considerados irrelevantes. Vander Loubet, que teve produção analisada desde 2007, teve 15,4%.

Interior - Pelo estudo da ONG também é possível analisar as proposições apresentadas pelos deputados estaduais candidatos às prefeituras do interior do Estado.

Diogo Tita (PPS), que concorre em Paranaíba, teve 86,3% dos projetos “reprovados”, sendo 329 homenagens.

As matérias de iniciativa de Onevan de Matos (PSDB), candidato em Naviraí, tiveram 76,9% classificadas como irrelevantes, enquanto Paulo Duarte (PT), que disputa a prefeitura de Corumbá, 74,8%.

Levantamento - Segundo informações da ONG, as matérias legislativas, analisados no estudo, foram listadas em categorias temáticas e dividas em duas classes: sem relevância e outras.

As categorias sem relevância, ainda conforme o órgão, são “homenagens a pessoas e instituições; Batismos de logradouros, salas etc.; Simbologia; Cidades-símbolo, Cidades-irmãs; Pedidos de convocação de sessões solenes e especiais para comemorações e homenagens; Datas comemorativas; Criação de honrarias”.

Nos siga no Google Notícias