ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Cabos eleitorais terão um papel reduzido nestas eleições

Ludyney Moura | 15/07/2014 18:55
Figura comum em todas as eleições, os "chamativos" de cabos eleitorais em 2014 ainda não esquentou. (Foto: Arquivo CGNews)
Figura comum em todas as eleições, os "chamativos" de cabos eleitorais em 2014 ainda não esquentou. (Foto: Arquivo CGNews)

Apesar de já estar valendo desde o dia 6 de julho, ao menos metade dos postulantes ao governo estadual ainda não definiu sequer se haverá contratação dos famosos cabos eleitorais, e os que esperam contratar só o farão a partir de agosto. Diante disso a campanha segue tímida no Estado. Com a minireforma eleitoral, regras mais rígidas vão limitar ainda mais a contratação de pessoal.

De acordo com a Lei nº 12.891/2013, a chamada Minirreforma Eleitoral, a contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais deve observá certos limites imposto ao candidato, sob pena de incidirem no crime de abuso do poder econômico.

Apenas o tucano Reinaldo Azambuja já definiu e montou um comitê de campanha. Ele também é o único que admite que vai sim contratar cabos eleitorais, mas isso só vai acontecer a partir do próximo mês de agosto.

O coordenador da campanha de Nelsinho Trad (PMDB), Rodrigo Aquino, revela que a coordenação da campanha do peemedebista ainda está organizando a montagem de um comitê. “Quanto à contratação de cabos eleitorais, ela ainda não está sendo feita. Isso tem a finalidade de estabelecer uma relação mais direta do candidato com o eleitor, e por enquantos estamos utilizando outras ferramentas para isso”, alega.

A assessoria do senador Delcídio do Amara, candidato do PT ao governo, revelou que a contratação de pessoal, bem como outras questões de campanha ainda estão sendo definidas pela equipe de planejamento e coordenação do petista. Os progressistas, do candidato Evander Vendramini, não se pronunciaram sobre a questão até o fechamento da matéria.

Segundo a presidente regional do PSTU, Clea Montezano, a candidatura de professor Monje ao governo do Estado, será feita exclusivamente pela própria militância do partido, de forma voluntária. “Nós somos contra o financiamento de campanhas por empresas privadas. O PSTU defende o financiamento público de campanha, com gastos fixos e previamente definidos para cada cargo em disputa, por isso vamos trabalhar dentro das nossas possibilidades, tudo feito pela classe trabalhadora”, pontua a socialista.

Opinião semelhante possui o PSOL, de Sidney Melo, que também aposta na militância do partido para fazer o corpo a corpo com o eleitor na busca por votos. As siglas de orientação de extrema esquerda, enfrentam, além da falta de verba para enfrentar as grande coligações, o pouco tempo de propaganda de rádio e TV para conquistar o eleitorado.

Nos siga no Google Notícias