ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 23º

Política

Campanha de arrecadação de brinquedos une servidores em competição saudável

Décima edição da ação, organizada pela SAD, mobiliza servidores, órgãos públicos e população para arrecadação

Por Jhefferson Gamarra e Gabi Cencerialli | 01/10/2025 15:10
Campanha de arrecadação de brinquedos une servidores em competição saudável
Primeira-dama Monica Riedel discursando no lançamento da campanha (Foto: Gabi Cenciarelli)

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (1°) a campanha ‘Caixa Encantada – Doe um Brinquedo. Compartilhe Magia!’, ação que busca tornar o Natal de crianças carentes mais alegre. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal e reuniu autoridades, representantes de órgãos públicos e instituições parceiras.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou a campanha "Caixa Encantada - Doe um Brinquedo. Compartilhe Magia!", que visa arrecadar brinquedos para crianças carentes durante o Natal. A iniciativa, que completa 10 anos em 2024, é organizada pela Secretaria de Estado de Administração e tem como madrinha a primeira-dama Mônica Riedel. Em 2024, a campanha arrecadou mais de 74 mil brinquedos, beneficiando crianças em 44 municípios. A ação envolve uma competição saudável entre órgãos públicos e conta com a participação de secretarias estaduais, Tribunal de Justiça, Ministério Público e outras instituições. As doações podem ser feitas até 19 de novembro de 2025.

A campanha, organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), tem como madrinha a primeira-dama Mônica Riedel, que destacou o significado social da iniciativa. “Hoje é o início da campanha dos brinquedos, dos servidores do Governo do Estado. Estamos na terceira edição dentro do mandato do Eduardo Riedel, mas a campanha está completando dez anos este ano. Ano passado conseguimos atender muitas crianças e hoje é o pontapé inicial para a arrecadação e organização das instituições”, afirmou Mônica.

Em 2024, a campanha arrecadou mais de 74 mil brinquedos, beneficiando milhares de crianças e adolescentes atendidos por 356 entidades filantrópicas em 44 municípios de Mato Grosso do Sul. Para 2025, a expectativa é superar esse número. “Sempre queremos mais, porque cada brinquedo é uma criança atendida, uma criança que não teria oportunidade de ter um brinquedo, ela vai ter no Natal”, reforçou a primeira-dama.

Campanha de arrecadação de brinquedos une servidores em competição saudável
Caixa para arrecadação que será disponibilizada em órgãos participarntes (Foto: Gabi Cenciarelli)

Uma das características marcantes da ‘Caixa Encantada’ é a mobilização dos servidores públicos. Todas as secretarias do Estado, além de órgãos como Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Defensoria Pública, participam da arrecadação. Segundo Mônica, “como é uma campanha dos servidores do Estado, todas as secretarias participam. Nós temos as autarquias, o Detran, cartórios e diversos postos espalhados em Campo Grande e no interior para receber as doações.”

A campanha também promove uma competição saudável entre os órgãos, incentivando secretarias e equipes a arrecadarem o maior número de brinquedos possível. “Existe uma competição saudável, uma gincana entre as secretarias. A SEJUSP, que engloba todos os órgãos de segurança do Estado, como Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, foi destaque no ano passado. Eles arrecadam bastante e fazem um trabalho muito bacana. Isso incentiva as outras secretarias a se engajarem também”, destacou Mônica Riedel.

Campanha de arrecadação de brinquedos une servidores em competição saudável
Secretário titular da SAD, Frederico Felini ao lado da primeira-dama Monica Riedel (Foto: Gabi Cenciarelli)

Além da arrecadação individual, os servidores realizam vaquinhas para compra coletiva de brinquedos, ampliando o impacto da campanha. “Muitos servidores se organizam para comprar em volume e conseguir preços melhores. O importante é que todos os brinquedos cheguem às crianças de forma digna e alegre”, complementou o secretário Frederico Felini, responsável pela SAD.

As instituições que desejarem receber os brinquedos devem se cadastrar no site oficial da campanha, www.caixaencantada.ms.gov.br, entre os dias 2 e 24 de outubro. Segundo Felini, “a instituição não precisa ter CNPJ ou certidão negativa. Basta comprovar que realiza trabalho social com crianças na comunidade. Nosso objetivo é alcançar todas as crianças que realmente precisam.”

Quanto às doações, qualquer brinquedo em bom estado é aceito, seja novo ou usado. “Pode ser usado, desde que você se coloque no lugar da criança que vai receber. É importante pensar se você gostaria de ganhar aquele presente”, explicou o secretário.

Campanha de arrecadação de brinquedos une servidores em competição saudável
Milton César, presidente da ONG Sonhadores, ressaltando a importancia do projeto (Foto: Gabi Cenciarelli)

O efeito da campanha é sentido diretamente pelas entidades beneficiadas. Milton César, presidente da ONG Sonhadores, destacou: “A campanha é muito importante, porque conseguimos atender todas as crianças que as ONGs acompanham. É gratificante ver as mães acompanhando os filhos recebendo um brinquedo que elas mesmas não tiveram. A campanha, juntamente com a primeira-dama e o governo do Estado, soma muito aos nossos trabalhos e beneficia muitas famílias.”

Além de ampliar a solidariedade, a iniciativa está alinhada aos pilares do Governo de Mato Grosso do Sul: próspero, verde e inclusivo. Para Mônica Riedel, o papel da madrinha é “sensibilizar as pessoas a participarem da campanha. Quanto mais doações chegarem, mais crianças serão atendidas, oferecendo a elas um momento lúdico e de confraternização.”

A campanha seguirá até 19 de novembro de 2025, e todos os brinquedos arrecadados serão distribuídos entre as instituições cadastradas, garantindo que crianças de diversas regiões do estado tenham um Natal mais feliz e cheio de magia.