ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Câmara avalia hoje vetos sobre farmácia 24 horas e transporte escolar

Kleber Clajus | 02/09/2014 09:13
Projetos foram vetados em julho por criar despesa não prevista e exceder competência para legislar (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)
Projetos foram vetados em julho por criar despesa não prevista e exceder competência para legislar (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)

Os vereadores de Campo Grande analisam, nesta terça-feira (2), dois vetos do Executivo a projetos que instituem farmácias 24 horas na rede municipal de saúde e permissão de serviços de transporte escolar. A sessão ocorre, a partir das 9h, no Plenário Oliva Enciso, no bairro Jatiuka Park.

Sobre as farmácias, projeto de autoria de Carla Stephanini (PMDB) previa a implantação de programa de distribuição de medicamentos 24 horas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). O objetivo era poder atender o público, nas unidades, além do horário comercial praticado atualmente.

Em contrapartida, o veto do prefeito Gilmar Olarte justifica que, mesmo válida, a alternativa “esbarra no fato de que se trata de uma despesa a mais, não prevista na lei orçamentária municipal, o que não é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e que pode interferir na área financeira da Secretaria Municipal de Saúde Pública”.

Já os vereadores Rose Modesto (PSDB), Elizeu Dionizio (SD) e Thaís Helena (PT) haviam apresentado projeto que modificava critérios para permissão, autorização e execução dos serviços de transporte escolar urbano e rural. No texto original, vetado pelo Executivo, se estabeleciam regras para transporte de oito e 20 pessoas em veículos com máximo de 10 e 15 de fabricação, respectivamente.

Na justificativa do veto, Olarte pontuou que “o município de Campo Grande não pode usurpar a esfera de competência privativa da União ao legislar sobre transporte escolar urbano e rural”. A decisão, assim como a anterior, foram publicadas em 29 de julho no Diário Oficial do município.

Ainda hoje, os vereadores também votam projeto, de autoria de Mario Cesar (PMDB), que declara de utilidade pública o Centro de Educação para a Paz Mundial.

Nos siga no Google Notícias