A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

10/06/2013 20:08

Câmara da Capital gasta 150% a mais este ano com lanche de vereadores

Zemil Rocha
Vereadores consumem agora R$ 9 mil em lanches por mês (Foto: Arquivo)Vereadores consumem agora R$ 9 mil em lanches por mês (Foto: Arquivo)

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande estão degustando nas manhãs que antecedem as sessões e eventos legislativos lanches 150% mais caros do que os contratados até o ano passado. Na atual gestão, sob a presidência do vereador Mario Cesar (PMDB), o valor do gasto com lanches aumentou para quase R$ 9 mil por mês. No ano passado, sob a gestão de Paulo Siufi (PMDB), essa despesa era de R$ 3,6 mil mensais.

A elevação substancial no gasto é parcialmente explicada pela quantidade de vereadores, que aumentou de 21 até o ano passado para 29 neste exercício. Só que esse aumento de membros da Câmara foi de apenas 38,09%. O aumento também poderia ser parcialmente explicado pelo aumento dos preços dos produtos para o café da manhã dos vereadores, mas a inflação acumulado do ano passado para este não passa de 7%.

O valor global do contrato para o fornecimento de lanche para os vereadores é de R$ 76.647,50, valendo pelo período de oito meses e 19 dias. Foi assinado em abril com a empresa Panificadora Tietê Ltda e vale até dezembro de 2013.

Já no ano passado, a Mesa Diretora da Câmara contratou a empresa Panificadora Caramelo pelo valor mensal de R$ 3,6 mil.

Há ainda uma diferença substancial: a Panificadora Tietê foi selecionada este ano por meio de “convite” diretamente feito a ela, enquanto a contratação da Panificadora Caramelo, em 2012, se deu por meio de “cotação de preços”.

 

Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...
Assembleia vota Orçamento de R$ 14,4 bilhões de 2018 na terça-feira
O Orçamento de R$ 14,4 bilhões do Governo de Mato Grosso do Sul para 2018 passará pela votação em segunda discussão na terça-feira (19) na Assembleia...


os culpados são os proprios eleitores,que ficam indignados mas na proxima eleiçao ja esqueceram os nomes destes pilantras.
por isto é que nem dou o trabalho de sair de casa para votar nestes pilantras.
é o meu jeito de protestar contra a politica,pois não posso fazer nada contra essa vergonha mesmo. e alias eles devem estar se lixando para a nossa indignação.
 
LEILA MAGALY em 11/06/2013 12:49:47
Isso é muito triste, muito mesmo...
 
Gabriela Silva em 11/06/2013 11:27:43
Senhores vereadores, dividam este valor de 9 mil por 22 dias uteis.. da quanto mesmo?????. Aliás quantos dias vocês trabalham no mês??????
Para finalizar pergunte ao funcionário da limpeza quanto é o salario mensal.... e o diário. de cada um.....
Após obter a resposta é possível tomar este cafe da manhã sem fazer uma leve reflexão???? Bom café a todos!
 
Nilva souza em 11/06/2013 10:36:08
Alguém pode me dizer se teve alguma melhora no lanche dos alunos das nossas escolas municipais, que inclusive, não estavam tendo ?
 
Marcos Figueiredo em 11/06/2013 10:29:51
Trabalha que é bom nada, ja chegam quase na hora do almoço e ainda querem lanchinho!
Esse lache deveria ser levado para as creches, asilos, é para familias carentes, não pra esse pessoal ai!
BAIXARIA MESMO É O BRASIL DA COPA DE 2014!
 
Anderson Silva em 11/06/2013 10:03:45
Aí eu pergunto: CADE O 'M'P'..MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL? MP vamos acordar com esta camara, vamos investigar estes veresdores..vamos se mexer...o povo só tem a vocês para recorrer, ou só a nobre e corajosa Dra. Volpe trabalha neste orgão, o MP tem que ir lá fiscalizar e acabar com esta vergonha, este dinheiro poderia se transformar em cesta básica para famílias carentes e/ou em comida para mendigos e coia assim, mas nunca para estes mortos de fome de vereadores que não fazem nada, a não ser atrapalhar o prefeito etc..
 
João Silva em 11/06/2013 09:54:37
IMAGINEM... QUE LANCHE SERÁ ESTE HEIN??? PORQUE NÃO SERVEM O MESMO LANCHE SERVIDO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS??? INCLUSIVE COM O MESMO VALOR POR PESSOA; FICARÍAMOS MUITO AGRADECIDOS , POIS ASSIM OS VEREDORES SABERIAM O VALOR DO ALIMENTO BÁSICO FORNECIDO PELO PODER PÚBLICO À CADA ALUNO... ACHO QUE OS VEREADORES NÃO SABEM DISSO, RSSSSSSSSS
 
gilda rodrigues em 11/06/2013 09:54:36
E as belezas comem, conversam ao celular, fazem maracutaias, conchavos e nós pagamos lanchinhos para os bonitos!!!
Por isso que voto nulo há muito tempo!!!
 
marcos rafael em 11/06/2013 09:54:32
Esse país é uma vergonha!!!!
Nem trabalham para merecer esse lanchinho que pagamos para eles!!!!
Os trabalhadores, pais de família que se matam de trabalhar mal conseguem dar de comer aos seus filhos!!!!
 
rosana maria em 11/06/2013 09:52:44
Muito lindo mesmo, primeira refeição é a mais importante, lanchinho é bom....mas isso se faz em casa ou na padaria da esquina com o dinheiro do salário.
 
Suzi da Costa em 11/06/2013 09:35:24
Não quero justificar nada para ninguém, e muito menos defender. Mas se fosse o bernal eles já iam querer investigar, abrir CPI e pedir casação! Agora quando é eles (os próprios vereadores) que fazem a maracutaia, nem sindicância interna abre. Srs. Vereadores, instalem a CPI do Lanche! e levem para o tribunal de contas para caçarem o mandato do presidente da câmara! hahaha
 
Alessandro Batistella em 11/06/2013 09:34:27
Que vergonha, 150% de aumento só com despesas de lanche, imaginem povo brasileiro, como que um país desse vai atender as prioridades em saúde, seca do nordeste, terras indígenas, sem-terra e outras ações necessárias para a melhoria da população? A culpa é nossa, porque quando chegam as eleições, todos ficam "loucos" para votar nessa "cambada", é mentira ou é verdade?
 
Olices Trelha em 11/06/2013 08:53:41
E o povo esfomeado, como fica? Deveriam servir um banquete aos moradores de rua e pessoas carentes da capital e não ficar servindo pãozinho para nenhum parasita.
 
João da Silva em 11/06/2013 08:36:33
Segue-se o show de absurdos. Nem o maior dos pensadores conseguiria explicar tamanho dispêndio. Imagina o que uma mãe explicaria então a um filho pequeno, quando não tem dinheiro sequer para comprar 2 pães franceses. Mas para pagar os impostos ela tem dinheiro, porque se não pagar, a água e a energia não entram em sua casa. A revolta é saber que existem, em nossa cidade mesmo, crianças entre 1 e 5 anos de idade, comendo mandioca crua no café da manhã, tomando água com açúcar no lugar do leite. Expliquem a estas crianças senhores vereadores, que o salário de Vossas Excelências não é suficiente para custear o próprio café da manhã. Desafio um dos senhores a encarar uma dessas crianças frente a frente.
 
José Balbino em 11/06/2013 08:14:36
Eu, como cidadão, como posso requerer a "CPI DO REGABOFE" sobre esta contratação direta? E quantas mais teremos?
Vão comer em suas casas, ou na lanchonete da esquina à custa dos seus já polpudos salários e 'comissões"...
 
JOSE DOMINGOS em 11/06/2013 08:10:41
Eu ganho um salário e meio por mês, não ganho café da manhã no meu serviço e ainda tenho q pagar pelo café da manhã com preço super abusivo dessa cambada vai Brasil..........
 
alex sandro jose florenciano em 11/06/2013 08:08:20
Muito trabalho da fome
 
OSMAR PEREIRA em 11/06/2013 07:46:25
ERA DE SE ESPERAR... INICIOU IRREGULAR DESDE O EDITAL DE LICITAÇÃO "TIPO CONVITE Nº 06/2013"...

 
Inocencio Amorim em 11/06/2013 07:45:28
isso ai ninguem investiga convite????? isso pode o certo não é por meio de preço melhor. manda o presidente da camara se explicar agora
 
Jose Roberto em 11/06/2013 07:33:19
E AINDA POSAM DE SANTO QUERENDO ACHAR ALGUMA COISA PARA DERRUBAR O PREFEITO. É UMA PIADA MESMO
 
José Nogueira em 11/06/2013 07:28:48
Primeiro os eleitores tem que analisar situações: Qual funcionário público concursado que recebe lanchinho no trabalho? Que trabalho essas criaturas fazem para precisar lanchar no local? Abre CPI também para apurar. Vamos contestar o gasto sem autorização do contribuinte. É por isso que acho que devemos repensar se precisa de vereador.
 
luiz alves em 11/06/2013 07:25:04
Depois desta notícia sera que os vereadores vão olhar mais para o umbigo e dar uma trégua para o prefeito, falar mal dos outros é fácil. E não houve nem licitação e agora com a palavra mesa diretora da câmara.
 
joao braz em 11/06/2013 06:27:30
Deveria existir mais transparencia nestes casos, pois os valores gastos com os referidos lanches são na verdade IMORAL. HAJA VISTO QUE QUALQUER TRABALHADOR QUE NÃO TENHA O PRIVILÉGIO DE SER VEREADOR, NÃO GOZA DESTA MORDOMIA, E SE QUIZER LANCHAR TEM QUE BANCAR COM SEU PRÓPRIO DINHEIRO.
MORALIDADE JÁ. USE O VALOR DO LANCHE PARA FAZER DOAÇÃO AOS CEINFS, HOSP. DO CÂNCER, STA. CASA, AACC, ETC. QUE SÃO BEM MAIS NECESSITADOS,.
 
Roberto Rios em 11/06/2013 06:20:36
Vereadores , Os Srs. tem que custear essa despesa do bolso de vocês. Pelo maravilhoso salário dos Srs. porque o contribuinte tem que pagar essa conta para os Srs? Nas escolas estaduais é proibido funcionários e professores comer do lanche dos alunos. A cota de dinheiro liberada pelo Governo Federal às escolas é ( X centavos por aluno.) não são incluídos professores e funcionários. O lanche cada qual tem que levar de casa. Porque para os senhores vereadores tem que ser diferente.? O velho axioma: Quanto mais ganha mais privilégio quer ter. O aumento de 150% nessa receita é simplesmente escandaloso. As justificativas colocadas são infundadas. Depois os Srs. vereadores quer cobrar gastos do Sr. Prefeito. Os Srs. vereadores não tem moral nem ética para cobrar nada uma vez que numa coisa tã
 
João Alves de Souza em 11/06/2013 01:23:53
Pois é, estamos engordando esse povo aí para simplesmente ficarem de picuinha, ao invés de trabalharem.
 
Eduardo Semir em 10/06/2013 22:21:35
estes são os defensores do povo que estão tao preocupado com a nossa capital gastando este horror ai enquanto falta merenda na rede municipal pra nossas crianças, palhaçada
 
JOSE PONTES em 10/06/2013 22:16:57
alguma duvida se o dono é amigo ou parente do nobre vereador
 
claudinei braz em 10/06/2013 21:41:49
Não dá pra entender. O valor dobrou, mas não dobrou o numero de vereadores... Por essas e outras, é que o povão fica cada dia mais indignado com os políticos. VAMOS TRABALHAR SENHORES VEREADORES !
 
Marcos Figueiredo em 10/06/2013 21:31:34
Muito interessante, quero dizer, revoltante! Enquanto isso, os professores são proibidos de comer a merenda, a mesma servida aos alunos...
 
Ester Medina Barrozo em 10/06/2013 20:50:38
Eta vereadores que comem! enquanto muitas familias que votaram, vivem com um salário minimo, morando mal (favelas), passando fome.
 
Benedito Ferreira dos Anjos em 10/06/2013 20:44:49
Que vergonha!!!!!! Vão comer nas suas casas!!!!!!!
 
teresa oliveira em 10/06/2013 20:37:43
Esses vereadores deviam tomar vergonha na cara! Que leve seus lanches de casa. OBS.: Averiguar a panificadora. La no nordeste onde eu morava,tinha uma padaria que so entregava a nota. Pode?
 
Adilton Nascimento em 10/06/2013 20:21:21
e povo passando necessidades, não da para entender