A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

01/07/2011 08:36

Câmara de Vereadores da Capital passa a ter 29 vagas a partir de 2012

Ítalo Milhomem
 Câmara de Vereadores da Capital passa a ter 29 vagas a partir de 2012

Os vereadores de Campo Grande aprovaram ontem (30), em primeira votação uma modificação na lei orgânica do município que aumenta oficialmente o número de vagas de vereadores, passando de 21 para 29 parlamentares.

Segundo o presidente da casa legislativa municipal, Paulo Siufi (PMDB), mesmo com as oito novas vagas, não haverá gastos a mais, já que a prefeitura não aumentará os repasses do duodécimo (orçamento).

Com isso a administração terá que readequar os mesmos gastos dos 21 vereadores agora com 29. A mudança já passa a ter validade na próxima eleição em 2012.

“Os vereadores entenderam que seria válido, já que não teria aumento no duodécimo, porque o prefeito disse que não alteraria os repasses. A Câmara deverá apenas fazer a adequação. Vamos ter que enxugar a máquina. No primeiro ano devolvemos recursos para o executivo, já no segundo, com a redução do duodécimo, não devolvemos tanto. Já no próximo ano, com o aumento dos vereadores os recursos poderão ser mais devolvidos”, argumenta Siufi.

Siufi afirmou que conversou com o prefeito e que ele "lavou as mãos" e disse que era o direito dos vereadores legislar sobre essa questão.

“Ele disse, vocês decidem. Temos que cumprir a Constituição, que é a lei maior que determina que deve ser 29 vereadores. Também me baseieno documento assinado por 14 partidos que pediam o aumento das vagas de vereadores, inclusivo meu partido (PMDB) assinou em nome do seu presidente o Esacheu”, explica o presidente da Câmara.

O aumento do número de vereadores, de acordo com as faixas populacionais de cada município foi determinada pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores, a PEC 58, que foi aprovada em setembro de 2009.

A proposta previa a retroatividade da validade da lei, porém ao STF (Supremo Tribunal Federal), considerou inconstitucional, os artigos que dariam posse imediata aos suplentes de vereadores, eleitos na última eleição municipal.

A medida deixou 7 mil suplentes na espera da oportunidade de assumirem as novas vagas criadas, que valem apenas a partir de 2012.

Com a alteração em Campo Grande, a Câmara Municipal terá mais vereadores do que deputados, que hoje são 24 na Assembleia.



temos q entender q o vereador e o politico mais proximo do eleitor, e atraves do vereador e q nos eleitores conseguimos, remedio, medico e outros, porque voces ricos tem plano de saude e outros acessos entao e justo o aumento,para q possamos ter mais ajuda ja q no BRASIL politica se faz com ajuda, olha o bolsa familia a maneira legal de comprar voto e ai ninguem fala ne, e aiiiiiiiiiiiiiii
 
luiz tenorio em 05/07/2011 08:28:25
se tivessem vontade de fazer algunha coisa pelo povo ate 10 fariam, mas e tudo faz de conta que trabalha para o pvo, 22 pelo que faz ja e u grande vergonha imaginem 29 . tomara que fique todos de fora na proxima eleiçao.
 
walter alves filho em 01/07/2011 12:07:08
quem nao estiver satisfeito, que vá para Brasilia mudar a CONSTITUIÇÃO!!!
 
pedro lima em 01/07/2011 11:57:54
PARABÉNS! Mais um número do CIRCO BRASIL! Onde os palhaços somos nós!
 
Rogério Pogliesi em 01/07/2011 11:39:22
agora ta facil, vo me candidatar votem em mim!!
 
leandro leite em 01/07/2011 11:22:47
Lamentável. Teremos que sustentar mais 8 vereadores e arcar com todos os gastos e acertos que eles fizerem. Até quando seremos obrigados a emgolir essa roubalheira?
 
Eder Gonçalves em 01/07/2011 11:10:26
Parabéns....Campo grande ganha com mais DEMOCRACIA! aumenta em representatividade e, de fato, não haverá aumento nos repasses ao legislativo municipal, ao contrário, para absorver os novos Edis, deverá enxugar custos. Quem acha que ser político é um "grande negócio", se habilite, e envolva-se mais nas questões referentes, estamos precisando de pessoas de caráter para avançarmos neste que é o instrumento mais poderoso na ascensão a uma sociedade mais justa e igualitária.
 
Carlos Eduardo em 01/07/2011 11:04:17
CHEGA DE ACEITARMOS AS COISAS COMO SÃO. VAMOS NOS MOBILIZAR. VAMOS MANDAR FAZER CARTAZES EM OUTDOORS COM MENSAGEM: FALTA TUDO : MÉDICOS, REMÉDIOS, LEITOS HOSPITALARES, CRECHES, ESCOLAS. NÃO PRECISAMOS DE MAIS VEREADORES!!!! SE AGENTE SE MOBILIZAR E ESPALHAR OUTDOORS PELA CIDADE DUVIDO QUE TERÃO CORAGEM DE VIR COM MAIS VEREADORES. NÃO PRECISAMOS DISSO.. POR ISSO AMIGOS PENSE BEM NÃO REELEJA NINGUÉM MANDE-OS TRABALHAR.......( SE É QUE SABEM .....)
 
JOAO SOUZA em 01/07/2011 10:57:24
VAMOS NOS MOBILIZAR E A EXEMPLO DO QUE FIZERAM EM JARAGUA DO SUL-SC VAMOS MONTAR UM GRUPO DE PESSOAS E PAGAR ÀS NOSSAS CUSTAS OUTDOORS COM AQUELES DIZERES: FALTAM : MÉDICOS, ENFERMEIROS, CRECHES, ESCOLAS, SAÚDE, SEGURANÇA PÚBLICA, LEITOS HOSPITALARES, REMÉDIOS, HABITAÇÃO E VERGONHA ! NÃO PRECISAMOS DE MAIS VEREADORES!
 
JOAO SOUZA em 01/07/2011 10:54:02
É HORA DE TODA CAMPO GRANDE SE INTERESSAR PELA POLÍTICA ADMINISTRATIVA NOSSA, PEÇO AOS INTERESSADOS EM EXPOR IDÉIAS, QUE SE FILIEM A PARTIDOS POLÍTICOS, LEVEM MAIS COMPANHEIROS SOCIAIS, BEM RELIGIOSAMENTE, BEM CASADOS, RESPEITADOR DAS FAMÍLIAS DE DEUS, BEM PROFISSIONALMENTE, BEM SOCIALMENTE, CIDADÕES DECISÍVOS, DE OPINIÕES CLARAS E OBJETIVAS, FORMADORES DE OPINIÕES PÚBLICAS, QUE RESPEITEM DEUS, JESUS E SUA LEI, BÍBLIA, PARA PARTICIPAR DAS COBRANÇAS DOS POLÍTICOS OS NOSSOS DIREITOS, COMO FAZER LEIS QUE RESPEITEM A BÍBLIA, NÃO FAZER LEIS QUE NÃO RESPEITEM DEUS, SÓ ASSIM TEREMOS UMA SOCIEDADE PERFEITA, E TUDO QUE COMEÇA BEM TERMINA BEM, PORTANTO TEMOS MAIS 8 VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL, QUE ELABORAM AS LEIS MUNICIPAIS, QUE TEMOS QUE OBEDECER, ENTÃO VAMOS FILIAR AO PARTIDO QUE NOS INTERESSAS PASSAR FREQUENTAR REUNIÕES, DAR OPINIÃO DAS NOSSAS PERIFERIAS, QUANTO AS DIFICULDADES, ENFIM O QUE FALTAM EM NOSSOS MEIOS, POIS NESSAS DECISÕES PODEMOS ELEGER NO SEU BAIRRO UM VEREADOR, QUE SERÁ O NOSSO REPRESENTANTE PERANTE O PREFEITO, GOVERNADOR E ATÉ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, E AÍ, TALVEZ RESOLVEREMOS OS NOSSOS PROBLEMAS, SE NÃO FILIÁRMOS A PARTIDOS POLÍTICOS E PARTICIPÁRMOS DAS REUNIÕES DE DECISÕES FICAREMOS COMO ESTAMOS SÓ CHUPANDO DEDOS SOBRE AS MELHORIAS QUE FALTAM NAS PERIFERIAS DE CAMPO GRANDE, PROCUREM OS PARTIDOS SE FILIEM, E CONFIEM EM DEUS, UM ABRAÇO, VOCÊ PODERÁ SEU UM VEREADOR, A SUA VAGA TE ESPERA, PARA SER UM REPRESENTANTE DA POLÍTICA DESTE ESTADO, E COBRAR A VERDADE DA SUA REGIÃO, BAIRRO, OU MEIO.
 
PEDRO BRAGA em 01/07/2011 10:51:49
FALTAM: MÉDICOS, MEDICAMENTOS, CRECHES, LEITOS HOSPITALARES.
"Não precisamos de mais vereadores"
 
Pimenta de Abreu em 01/07/2011 10:44:11
SALÁRIO DOS PROFESSORES: UMA MIXARIA; - SALÁRIO DO POLICIAL MILITAR: UMA VERGONHA; SALÁRIO DO SOLDADO BOMBEIRO: IRRISÓRIO; SAÚDE PÚBLICA: SEM COMENTÁRIOS!!! E PARA AUMENTAR OS SOLDOS E A QUANTIDADE DE POLÍTICOS NA CORPORAÇÃO (É ISTO MESMO, SISTEMA CORPORATIVISTA, PARA ELES, TUDO, PARA O POVO, NADA) ELES SEMPRE DÃO UM "JEITINHO"!!! E NÓS NÃO FAZEMOS NADA!!! ISSO É BRASIL...
 
EDWARD DE OLIVEIRA em 01/07/2011 10:41:53
Esses vereadores tem certeza que a população é burra. Até parece que acrescentando 08 novos vereadores não haverá aumento dos gastos. De duas uma, tá sobrando muito dinheiro hoje ou acham que a população não sabe fazer contas. Poderiam, pelo menos, cobrar as melhorias que não estão sendo feitas, é só olhar o asfalto de Campo Grande que é uma vergonha, sorte das oficinas mecânicas, pois são tantos buracos e remendos que dá medo, sem contar a falta de pintura das faixas no asfalto que o prefeito deve considerar enfeite e não segurança no trânsito. Devem estar esperando chegar 2012, pois aí tem novas eleições e, com isso fazem tudo de uma vez e a população esquece os 03 anos anteriores como sempre tem acontecido. Os administradores desse Estado sempre fazem algo no último ano.
 
Adriano Ribeiro em 01/07/2011 10:40:03
Isso pra mim é simplesmente uma vergonha, o que esse 8 vereadores a mais vão trazer de beneficio para cidade? Só para aumentar as chances de corrupção, aumento de gastos públicos!
 
ALFREDO ECHEVERRIA em 01/07/2011 10:24:54
Cidadão, prepare seu bolso para mais essa empreitada.
 
Áttila Gomes em 01/07/2011 10:16:29
Excelente notícia!!! Se 21 vereadores eu já achava muito, agora com 29 então...
Por que tanta gente para representar o povo? Se são representantes do povo, por que não trabalham de graça? Afinal, quantas horas por mês ele(a)s trabalham?
Existem tantas instituições de voluntários por aí, que revertem seu tempo muito mais em prol da comunidade do que a Câmara Municipal.
Para se pensar...
 
EDSON TROMBINE LEITE em 01/07/2011 10:12:32
Ninguém mais aguenta tanto político, se juntarmos todos, não dá nem um, não precisamos de quantidade e sim de qualidade e isso não temos, vamos lá eleitores não vamos votar nestes que aí estão, nós temos o poder do voto, então votem certo pelo amor de Deus........
 
gloria aparecida em 01/07/2011 10:02:23
É isso ai pessoal !!! mas despesas para o nosso municipio, jamais o presidente falaria que nao aumentaria as despesas, afinal ano que vem tem eleições e ninguem quer peder essa boquinha, hoje o grande negocio nesse pais é ser politico, eles consegue aumentar seus patrimonio em ate 100% isso é Brasill !!! Socorroooooo!!!!!
 
Jose Vieira em 01/07/2011 09:54:43
O importante é qualidade não quantidade, o aumento de 21 para 29 Vereadores na camara municipal de Campo Grande não trara beneficio para a população com serteza, o importante é "qualidade" não a quantidade esse exemplo deve ser seguido por outros municipios do Estado. Eta é mais uma farra dos politicos...
 
Mario Roque Rosa dos Santos em 01/07/2011 09:40:27
Concordo com os senhores Carlos Eduardo e Pedro Braga, estão corretos o povo tem que participar conhecer as dificuldades do nosso município dos bairros, lutar por melhorias ir atrás e brigar por nossos direitos, nós somos convocados por eles sempre para participar de audiências públicas e muitos nem sabem o que é isso, como cobrar deles se não somos capazes de reinvindicar por nossos próprios direitos, e... se, querem se candidatar filiem-se a um partido e busque apoio e corram atrás do seu objetivo, a eleição foi criada para isso, tratem a vida pública com seriedade, olhem só o preço das coisas, os postos de saúde as escolas públicas que nossos filhos estudam, revolten-se e lutem para mudar tudo isso, abram suas mentes nós pagamos os seus salários e devido a isso temos que cobrar deles." A democria é feita aos direitos respeitados de cada cidadão de bem".
 
elizangela leme em 01/07/2011 04:17:38
Muito estranho essa afirmação que não aumentará os gastos. Os Vereadores concordaram com a redução dos seus salários? Da verba de gabinete? Pois, só assim não haveria aumento. Se não mexerem nessa situação e mesmo assim não haverá aumento de gastos, o que estão "fazendo" com esse dinheiro?
Com os salários dos outros segmentos do serviço público que estão sendo pagos atualmente, chega ser um disparate essa questão de aumentar o número de vereadores. O custo não justifica os benefícios.
"Não precisamos de mais vereadores"
 
Paulo Cezar em 01/07/2011 02:20:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions