ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Câmara deve votar abertura da Comissão Processante nesta terça-feira

Antonio Marques | 07/06/2015 13:12
Luiza Ribeiro (PPS) diz que a abertura da Comissão Processante deve acontecer nesta terça-feira (Foto: Diculgação Câmara Municipal)
Luiza Ribeiro (PPS) diz que a abertura da Comissão Processante deve acontecer nesta terça-feira (Foto: Diculgação Câmara Municipal)

A Câmara Municipal deve votar o pedido de abertura da Comissão Processante contra o prefeito Gilmar Olarte (PP) nesta terça-feira, 9, conforme informou a vereadora Luíza Ribeiro (PPS), uma das solicitantes da Comissão, junto com Thais Helena e Marcos Alex, ambos do PT. A parlamentar disse que, se for necessário, vai entrar com recurso para manter o quórum de maioria simples, ou seja, 15 vereadores.

Luíza Ribeiro disse que a Câmara já recebeu as informações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre os suplentes e já teria solicitada a presença dos três, com a devida documentação, para que possam participar da sessão da terça-feira. Segundo Luiza, a Mesa Diretora deve convocar a votação para a primeira sessão com os suplentes, que seria nesta terça, dia 9.

A vereadora lembra que no Decreto-Lei 201, de 27 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores, em seu artigo 5º, inciso II, diz que o presidente da Câmara, de posse da denúncia, fará a leitura e colocará em votação na primeira sessão. “Acredito que ele faça a apreciação na terça-feira”, comentou Luiza Ribeiro.

Outro ponto de discórdia entre os vereadores que apresentaram o pedido da Comissão e o presidente da Casa é o quórum necessário para aprovação da abertura da Processante. De acordo com o decreto acima, a abertura da Comissão Processante deve contar com “voto da maioria dos presentes”. Luiza alerta que se for necessário vai apresentar recurso à Mesa nesta segunda-feira, 8, para que seja respeitada a legislação em vigor.

Para a vereadora, a Mesa Diretora não pode interferir no processo, apenas conduzi-lo cumprindo a legislação. “Exigir o mesmo quórum para votação de abertura e aprovação de um processo significa contrariar toda a lógica jurídica existente”, alertou Luíza Ribeiro, acrescentando que todos os encaminhamentos na Casa são exigidos quóruns diferenciados.

Sobre o fato de existir jurisprudências em tribunais superiores em que seriam necessários pelo menos dois terços dos votos para abertura da Comissão Processante, Luíza Ribeiro explicou que a jurisprudência dominante assegura o que estabelece o decreto-lei 201/1967, ou seja, é necessário a votação da maioria dos vereadores presentes na Casa, pelo menos 15 votos.

Aprovada a abertura da Comissão, a legislação determina que na mesma sessão deve-se constituir a Comissão, com três vereadores sorteados entre os desimpedidos, os quais elegerão, o presidente e o relator da mesma. Os parlamentares que solicitaram a Comissão não podem participar.

Nos siga no Google Notícias