ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Câmara doa nove áreas, mas veta uso de terreno para empréstimo

Kleber Clajus | 03/12/2014 14:05
Medida adotada hoje pode reforçar mudanças na concessão de benefícios do Prodes a partir do próximo ano (Foto: Kleber Clajus)
Medida adotada hoje pode reforçar mudanças na concessão de benefícios do Prodes a partir do próximo ano (Foto: Kleber Clajus)

Nove empresas foram beneficiadas com incentivos do Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social), nesta quarta-feira (3), porém emenda vetou uso dos terrenos doados como garantia de empréstimo. Aprovada pela Câmara Municipal, a medida teve apenas Edil Albuquerque (PMDB) contrário ao corte da modalidade de financiamento.

Mesmo que o Prodes permita hipoteca de área doada, Paulo Pedra (PDT) analisou que há risco de investimentos não serem realizados e a cláusula de reversão do imóvel ficar prejudicada no processo. Já a falta de critérios para uso deste mecanismo, conforme Carla Stephanini (PMDB), precisa ser revertida com atualização da lei a nova realidade do município.

Líder do prefeito Gilmar Olarte (PP), Edil foi derrotado pelo voto de 26 parlamentares favoráveis a emenda que veta uso de terreno doado como empréstimo. O peemedebista avalia que a medida pode “cercear a chegada de grandes empresas que utilizam as obras edificadas como garantia de investimentos”, mas ele promete rever com o Executivo possíveis prejuízo nos projetos aprovados hoje.

Dentre as nove empresas estão indústrias e comércios de produtos alimentícios, calçados, distribuidora de produtos de higiene, atacado e empresas de engenharia. Ao todo serão, de acordo com os projetos, gerados 194 empregos diretos.

Para o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), o posicionamento adotado quanto a doação das áreas devem contribuir para que as atualizações necessárias a lei do Prodes, de 2009, seja atualizada a partir do próximo ano.

Outros projetos – Ainda nesta quarta-feira, foram aprovadas pelos vereadores propostas que garantem transferência de matrícula em escolas municipais para crianças e adolescentes filhos de mulheres vítimas de violência doméstica, doação de aparelhos auditivos aos alunos e criação de bibliotecas nas unidades educacionais do município.

Em regime de urgência, ficou instituído Código de Polícia Administrativa, programa de vacinação para profissionais da saúde, divulgação do Disque 100 contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, política de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto, climatização das salas de aula da rede pública de ensino e que torna obrigatória afixação de orientações de direitos do cidadão em unidades de saúde.

Nos siga no Google Notícias