ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Câmara faz sessão às 10h para mudar Lei Orgânica e poder reeleger presidente

Helio de Freitas, de Dourados | 17/09/2014 08:15
Vereadores de Dourados se reúnem na manhã desta quarta e podem aprovar possibilidade de reeleição do presidente (Foto: Thiago Morais/Câmara de Vereadores)
Vereadores de Dourados se reúnem na manhã desta quarta e podem aprovar possibilidade de reeleição do presidente (Foto: Thiago Morais/Câmara de Vereadores)

A Câmara de Vereadores de Dourados realiza sessão extraordinária às 10h desta quarta-feira para votar mudanças na Lei Orgânica do Município. Uma as alterações deve ser feita no artigo que proíbe a reeleição do presidente durante a mesma legislatura. Atualmente o mesmo vereador só pode presidir a Câmara de forma consecutiva em caso de novo mandato conquistado nas urnas.

Mesmo com a reeleição permitida na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul, a proposta apresentada pela atual mesa diretora deve causar muita discussão, uma vez que boa parte dos vereadores é contra a mudança.

A sessão extraordinária foi convocada pelo atual presidente, Idenor Machado (DEM). Mesmo que mudança na lei permitindo a reeleição seja aprovada em plenário, Idenor lembra que isso não significa que ele estará reeleito, uma vez que a eleição da mesa ocorre em dezembro.

Na segunda-feira, Idenor Machado disse que deu sua contribuição com a Câmara de Vereadores ocupando a presidência de fevereiro de 2011 até dezembro de 2012 e de janeiro de 2013 até agora – ele foi reconduzindo à presidência após ser reeleito para novo mandato de vereador, situação permitida pela lei.

Entretanto, o vereador democrata não descartou a possibilidade de concorrer a um novo mandato de presidente “se for o desejo da maioria de meus colegas”.

Já o vereador Maurício Lemes Soares (PSB) criticou a manobra para permitir a reeleição do presidente e disse que se a mudança na lei for aprovada será um atentado à democracia. Sou extremamente contra a reeleição de presidente da Câmara. Todo cargo vitalício fere o princípio democrático. Defendo a alternância até para que o poder público tenha mais credibilidade”, afirmou ao Campo Grande News.

Nos corredores da Câmara circulam informações de que um grupo de vereadores se organizou para rejeitar a alteração na lei, mas a proposta deve ser aprovada pela maioria dos 19 ocupantes de cadeiras no Legislativo douradense.

Nos siga no Google Notícias