ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Candidato do DEM tem maior tempo, mas juiz nega propaganda na TV Morena

José Carlos Barbosa (DEM) terá 3min51 de tempo para publicidade, seguido por Alan Guedes (PP) com 1min49

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 05/10/2020 20:40
O ex-secretário estadual de segurança pública e deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM). (Foto: Divulgação) 
O ex-secretário estadual de segurança pública e deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM). (Foto: Divulgação)

A Justiça Eleitoral decidiu nesta segunda-feira (05) o tempo de propaganda a que cada candidato a prefeito de Dourados – cidade a 233 quilômetros de Campo Grande -, terá a partir da próxima sexta-feira (09), quando começa a campanha eleitoral em rádio e televisão. Neste ano, sete candidatos vão disputar os votos de 164.395 eleitores de Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul.

O ex-secretário estadual de segurança pública e deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM) é quem mais terá tempo de publicidade na televisão, 3min51 ao total. Em Dourados, somente a emissora RIT transmite a propaganda política, mas Barbosa pediu na justiça que o seu programa também fosse transmitido pela “TV Ponta Porã” que é filiada da TV Globo, na cidade.

Atual presidente da Câmara de Vereadores Alan Guedes (PP). (Foto: Divulgação)
Atual presidente da Câmara de Vereadores Alan Guedes (PP). (Foto: Divulgação)

No entanto, o pedido foi negado pelo juiz José Domingues Filho, titular da 43ª Zona Eleitoral de Dourados, levando em conta que a emissora apenas retransmite para Dourados o material que é produzido em Ponta Porã, e não gera propaganda eleitoral a partir da 2ª maior cidade do estado.

O magistrado ainda condenou a coligação de Barbosa ao pagamento de 7 salários mínimos por agir de “má fé” quanto ao pedido, já que mesmo sabendo que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não obriga as retransmissoras a gerarem conteúdo eleitoral a coligação ingressou com o pedido na justiça.

O principal concorrente de Barbosa e atual presidente da Câmara de Vereadores Alan Guedes (PP) terá 1min49,  seguido pelo representante do PT, João Carlos – Joca (1min17).

Mauro Thronicke Rodrigues (PSL) terá 1min15; Wilson Matos (PTB) ficará com 0,57 segundos e Racib Harb (Republicanos) com 0,47 segundos.  Jeferson Bezerra do PMN foi o único candidato a não ter tempo de propaganda eleitoral.

Divisão - De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 90% do tempo de programa é distribuído de forma proporcional ao número de representantes dos partidos na Câmara Federal e os outros 10% divididos de forma igual entre todas as legendas.

Para eleição deste ano foi dividido o tempo em 60% aos candidatos a prefeito e 40% para os postulantes ao cargo de vereador. Alguns partidos não terão tempo disponível por não atingir a cláusula de barreira, são eles: PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP.

Nos siga no Google Notícias