ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Candidatura do PMDB abre caminho para Delcídio em Dourados

Wendell Reis | 16/02/2012 08:29
Senador quer conquistar o maior número de prefeituras para se fortalecer em 2014(Foto: João Garrigó)
Senador quer conquistar o maior número de prefeituras para se fortalecer em 2014(Foto: João Garrigó)

O senador Delcídio Amaral (PT) pode ser o maior beneficiado caso a candidatura do PMDB se efetive na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados. A candidatura própria do PMDB fará o atual prefeito, Murilo Zauith (PSB), se aproximar ainda mais do PT.

A aproximação de Zauith é estratégica para Delcídio, que é candidato declarado a sucessão de André Puccinelli (PMDB) no Governo do Estado em 2014. A afinidade entre Zauith e o PT começou quando o partido emplacou o vice de Murilo Zauith em Dourados, Dinaci Vieira. Após isso, o prefeito mudou de partido e foi para o PSB, da base de sustentação da presidenta Dilma Rousseff (PT). A mudança, justificada pelo fato de Zauith querer angariar mais recursos, pode ter sido um passo fundamental para o apoio dele ao PT em 2014.

O governador André Puccinelli (PMDB) já declarou por diversas vezes que não gostaria que aliados se enfrentassem, lembrando que Zauith foi seu vice nos seus quatro primeiros anos à frente do Governo. Porém, a vontade do governador André Puccinelli esbarra no desejo dos peemedebistas Geraldo Resende, Marçal Filho e Delia Razuk, que insistem em se candidatar. Na sexta-feira passada o PMDB, por maioria dos votos, 28 a 2, decidiu que terá candidatura própria no Município.

O senador Delcídio Amaral (PT) declarou ao Campo Grande News que conversou com Zauith na terça-feira (14) e está confiante na manutenção da aliança em outubro. Questionado se a conversa teve uma garantia de que o PT terá o vice em Dourados, Delcídio preferiu dizer que “o PT tem interesse em acompanhar e ter o vice do prefeito”.

Delcídio afirmou que está acompanhando o partido de perto, participando diretamente do trabalho de construção de alianças. O senador considera este trabalho de “amarração” fundamental para que o partido lance candidaturas próprias ou apóie aliados em 2012. Além disso, Delcídio ressalta que o PT está investindo na eleição de vereadores, que considera fundamental para pavimentar este caminho de fortalecimento do partido em todo o Estado.

Nos siga no Google Notícias