ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

“Cavalo de Troia", define Adriane ao retirar novamente projeto de servidor

Segundo prefeita, cenário está muito politizado, prejudicando o debate sobre as iniciativas

Por Maristela Brunetto e Caroline Maldonado | 19/03/2024 10:25
Projetos sobre funcionalismo saem da pauta da Câmara mais uma vez (Foto: Arquivo)
Projetos sobre funcionalismo saem da pauta da Câmara mais uma vez (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande recua pela segunda vez e retira da Câmara Municipal os dois projetos de lei que preveem mudanças na condição remuneratória e enquadramento de servidores públicos. A chefe do Executivo, Adriane Lopes (PP), considerou que o momento está muito politizado, prejudicando o debate e permitindo a criação de “cavalos de Troia”.

Ela não foi adiante na comparação, mas a expressão se refere a um presente dado pelos gregos ao povo de Troia que, na verdade, era uma armadilha, que possibilitou a vitória de uma longa guerra. A prefeita disse que não vê problema em retirar o projeto e debater com representantes de servidores, que veem algum risco de interpretação em prejuízo do funcionalismo.

Segundo Adriane, assim, será possível “ajustar para melhor atender a todos os servidores da prefeitura.” Parlamentares agendaram uma audiência pública para a discussão dos projetos, que foi cancelada. Havia preocupação de que servidores pudessem sofrer cortes de auxílios e adicionais, como plantões ou alimentação e transporte.

Por outro lado, surgiram críticas de que o projeto consolidava vantagens em favor de ocupantes de cargos comissionados, para regularizar valores do que foi apelidado de “folha secreta”, em relação a adicionais pagos a ocupantes de cargos em comissão.

A prefeita afastou essa possibilidade. “A formatação da legislação que nós enviamos para a Câmara vem no mesmo modelo da legislação que funciona na Câmara Municipal. Então, essa regulamentação equipara a nossa legislação do município a outras legislações, de outros órgãos públicos.”

Os projetos chegaram à Casa no final do ano passado, após a prefeitura ter que assinar um TAG (Termo de Ajuste de Gestão), depois que a folha de pessoal passar por auditoria e uma série de irregularidades ser apontada por servidores do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A primeira apresentação foi no final do ano legislativo, em 2023, depois que não houve acordo para debater os temas. Recentemente houve a reapresentação e agora novo recuo para retomada da discussão sobre o texto proposto.

Nos siga no Google Notícias