ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

CCJ dá aval para ampliar idade limite em reserva remunerada de militares

Executivo alega que mudança atende a pedido da categoria

Jones Mário e Leonardo Rocha | 11/12/2019 11:13
Comissão aprovou projeto enviado pelo Poder Executivo por unanimidade (Foto: Leonardo Rocha)
Comissão aprovou projeto enviado pelo Poder Executivo por unanimidade (Foto: Leonardo Rocha)

Por unanimidade, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) aprovou, nesta quarta-feira (11), parecer do relator José Carlos Barbosa (DEM) sobre projeto que amplia em cinco anos as idades limites de permanência de praças e oficiais de PM (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros na reserva remunerada.

Pelo texto, que agora segue para primeira votação em plenário, a idade limite para oficiais homens passa de 65 anos para 70, enquanto de oficiais mulheres sai de 60 e vai para 65 anos.

Já a permanência limite de praças na reserva remunerada é fixada em 65 para homens e 60 para mulheres.

Segundo justificativa do projeto, de autoria do Executivo, a redação atual da legislação “tem impedido que policiais e bombeiros militares, ainda que gozem de boa capacidade física e mental, continuem a prestar serviços ao Estado, mesmo que sirvam fora da atividade-fim, tais como, na Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Governadoria do Estado, entre outros”.

O governo estadual alega ainda que a mudança atende a pedidos dos servidores militares de Mato Grosso do Sul.

O texto recebeu emenda do deputado Carlos Alberto David (PSL), que derrubou previsão de proibição da transferência para a reserva remunerada ao policial militar que estiver respondendo a inquérito ou processo, ou mesmo cumprindo pena de qualquer natureza. A modificação foi acatada pelo relator.

Legislação - O militar aposentado da reserva remunerada pode retornar ao serviço ativo por ato do governador, mediante convocação ou designação.

No primeiro caso, para atender a necessidade da corporação em caso de grave perturbação da ordem, estado de guerra, sítio ou defesa; para atender a Justiça Militar; ou para exercer cargo em comissão ou função de direção e assessoramento superior.

No segundo, em reaproveitamento de praças para funções operacionais ou de defesa civil.

O militar da reserva com proventos proporcionais que retornar à atividade recebe remuneração do posto ou graduação a que teria direito se estivesse na ativa.

Já quem tem proventos integrais ganha parcela indenizatória de 20% subsídio do seu posto ou graduação

Nos siga no Google Notícias