A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

04/11/2013 22:58

Chaves é “última cartada” de Delcídio para salvar mandato de Bernal

Vinícius Squinelo e Edivaldo Bitencourt
Delcídio avalizou campanha de Bernal e agora tenta salvar prefeito da cassação (foto: arquivo)Delcídio avalizou campanha de Bernal e agora tenta salvar prefeito da cassação (foto: arquivo)

A indicação de Pedro Chaves (PSC) para a Secretaria Municipal de Governo é a última cartada do senador Delcídio do Amaral (PT) para salvar o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP) e evitar um desgaste ainda maior no maior colégio eleitoral do Estado, de olho na corrida para a sucessão do governador André Puccinelli (PMDB). Toda a negociação para concretizar a indicação do suplente do senador foi conduzida por petistas próximos do pré-candidato, que foi um dos principais apoiadores de Bernal nas eleições do ano passado.

Com Chaves na Secretaria de Governo, principal pasta da administração municipal e responsável pelas “negociações” políticas, Delcídio tenta recuperar a imagem do próprio Bernal, já que avalizou a candidatura do progressista ano passado.

O constante desgaste enfrentado por Bernal já reflete na candidatura de Delcídio em Campo Grande, maior colégio eleitoral de MS, onde o principal adversário, Nelson Trad Filho, pré-candidato ao Governo pelo PMDB, é mais forte e deixou a cidade com bons índices de aprovação.

Neste quadro, uma possível cassação de Bernal poder ser desastrosa para Delcídio, que poderia perder capital político em Campo Grande. O senador, com apoio da estafe petista, deu a “última cartada” indicando Pedro Chaves para a principal secretaria da Prefeitura.

Chaves é suplente de Delcídio e também tem interesse na eleição do petista para o Governo, já que isso lhe garante o mandato de senador por quatro anos sem passar pelo teste das urnas. 

De forma imediata, a nomeação garante que o PT ainda caminha ao lado de Bernal, e ainda agrega mais um vereador para a base aliada: Juliana Zorzo, do mesmo partido de Chaves.

A própria negociação do nome de Pedro Chaves mostra o “dedo” de Delcídio. Dois dos principais nomes nas tratativas, o deputado federal Vander Loubet e o presidente regional Marcus Garcia, ambos do PT, são do grupo de Delcídio dentro da sigla.

Informações de dentro do encontro que “bateu o martelo” no nome de Chaves, realizado na noite desta segunda-feira (4), dão conta de que por diversas vezes Vander fez questão de afirmar que falava em nome de Delcídio, uma forma de lembrar o apoio petista ao progressista.

Vander também teria “lembrado” o prefeito de outros aliados, com ênfase no nome do deputado federal Reinaldo Azambuja, que levou o PSDB a apoiar Bernal ano passado.

Com pressão dos aliados, o agora secretário de Governo, Pedro Chaves, já anunciou que como primeiro ato vai criar um Conselho Político para Bernal, outra exigência petista.

A ligação entre Delcídio e Bernal não pode ser deixada de lado no próximo pleito eleitoral. Depois de aparecer inclusive na campanha de TV do progressista no segundo turno das eleições 2010, Delcídio acabou avalizando a eleição de Bernal, e agora depende de um sucesso do prefeito para manter o favoritismo em 2014.

No entanto, a tarefa não será fácil. Bernal ainda corre risco de ser afastado pela Justiça e enfrenta uma Comissão Processante na Câmara Municipal, que pode lhe cassar o mandato até dezembro. 

Pedro Chaves é empresário, e dono da Escola Mace, em Campo Grande. Ele também se destacou por ter sido dono da Uniderp, vendida em negociação milionária para o Grupo Anhanguera. Chaves foi interventor na Santa Casa da Capital.

TSE mantém Pedro Chaves na suplência de Delcídio por 4x3
Por quatro votos favoráveis sob três contrários, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve a candidatura do professor Pedro Chaves dos Santos Filho...
Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...


Carlos, você está por fora. Estive na Santa Casa, na intervenção. O secretário Mor chamado Mandetta, primo de alguém, é quem dava as cartas. Não é a toa que está numa CPI. O professor Pedro não tinha poderes. "Tirou" dinheiro do bolso e fez a creche da Santa Casa. Fora as doações. Vá lá e confira...
 
Aderval Rezende em 07/11/2013 02:27:39
Nelsinho nele!!! é seu senador, acho que não vai ser desta vez não, seu pupilo te ferrou...
 
aureliano sousa em 05/11/2013 18:30:06
DELCIDIO SÓ KER A CHAVE DO COFRE DO BERNAL, PK ELE JA ERA, NUMCA FOI NUNCA SERA GOVERNADOR DO NOSSO ESTADO, VCS ESTAO VENDO LÁ COM A DILMA O QUE O PT TÁ FAZENDO LEMBRAM DISSO.............. FORA PT.
 
humberto martins em 05/11/2013 13:25:34
Continuando : Se existe contaminação como voces abastecem a cidade com agua de poços e ainda cobram por essa agua. Voces criam as leis mas não querem cumpri-las.
IMASUL Uma vergonha
 
Mila Frigo em 05/11/2013 12:00:17
Espero que melhore com a entrada do Sr. Pedro Chaves, que é um empresário sério e responsável se ele saiu da junta da Santa casa tem que verificar os motivos ... Quanto ao Governo do estado sempre votei na atual , mas sinceramente tá na hora de mudar, sem contar que certas secretarias não funcionam , Sr. Governador ou Sr secretário verifique, o IMASUL , setor de Geologia o setor de Licença de Poços ou autorização para perfuração de poços , tem casos que estão aguardando mais de ano e qual é a desculpa ? Uma vergonha como empresários são tratados e que dependem de voces. A aguas Guariroba colocou um comercial que perfurar poços contamina os lençóis freáticos e proíbe a perfuração alegando que onde existe rede de abastecimento não pode-se perfurar . Se existe contaminação como voces
 
Mila Frigo em 05/11/2013 11:58:28
Eu duvido Amélia alves, mas como parece você votou, então vamos esperar, uma coisa você pode ter certeza, o Bernal NUNCA mais vai conseguir ser prefeito, esse total que ele teve de votos não significa muito hoje ele não vai conseguir nada pq não sabe fazer nada, mas sabe como é, a alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo, e cá estou eu, vendo a fumaça subir.
 
Emmanoel Tolentino em 05/11/2013 11:46:15
Eu voto na pessoa, jamais em partido, o Delcídio vai dar uma lavada nesses "candidatinhos" que tem por aí que eu tenho até dó deles, a vitória vai ser maior que a do Bernal, aguardem.
 
Antonia Monteiro em 05/11/2013 11:39:36
Concordo em partes contigo Antonio Carlos Siqueira, mas não acho o Bernal uma topeira, ele quer mostrar a podridão que permeia na prefeitura de 20 anos e não esta conseguindo devido a tanta maracutaia que os vereadores e outros cupinchas vem provocando. O Bernal esta coagido sem munição
O BERNAL fica pq nós o elegemos , o Delcidio fica pq não queremos mais a safadeza do PMDB. Se o Delcidio entrar o Bernal vai governar a capital como ele propos. Vamos dar oportunidde
 
Amélia alves em 05/11/2013 10:05:09
Já antes do pleito eleitoral de 2014 Delcídio se mostra preocupado com nos campo grandenses, pois teme que nossa vontade manifestada nas últimas eleições seja vítima de um golpe político. Quem dera se a câmara municipal tivesse sido tão rigorosa nos últimos mandatos, e quem me dera se a assembleia legislativa realizasse seu papel fiscalizador como prega nossa constituição, talvez não estivéssemos passando por este imbróglio.
 
izaias Lima em 05/11/2013 09:29:19
Bixo agora vai. o Professor Pedro entrou na prefeitura.
 
felicio gabeira em 05/11/2013 09:22:18
Bem lembrado o Sr. PEDRO CHAVES, foi interventor da Santa Casa, para quem acha que estou mentindo e so ir la perguntar como ele foi como interventor, UMA TRAGEDIA, ser milionário e uma coisa agora ser competente para esse cargo e outra coisa, ninguém duvida da seriedade dele, mas agora querer achar que ele vai salvar esse BERNAL, e outra coisa.
 
Carlos Gomes em 05/11/2013 09:01:00
Tinha que ser o Chaves de novo. Quando Campo Grande estava vendo a luz no final do túnel, inventam mais essa pra tentar salvar o cara lá...
É muita vontade de afundar a nossa querida cidade morena mesmo.
 
Afonso Netho em 05/11/2013 08:55:33
Delcidio é o grande responsável pela eleição de Bernal para a prefeitura de Campo Grande e não adiante ele querer se esquivar agora e lavar as mãos. Foi uma aposta, se desse certo sua eleição a Governador seria mais fácil, como seu pupilo foi uma decepção total, o caldo entornou, agora o prejuízo esta alto e tem que ser contornado, porém sua imagem ficou arranhada e seu futuro como Governador está cada vez mais distante.
 
Nelson Silva em 05/11/2013 08:51:01
Qual será o milagre que o Sr. Pedro Chaves irá obrar para salvar o prefeito, já que tudo que foi posto até agora segundo a câmara e o tribunal de contas do estado está errado nesta administração, passara e passaram por cima da lei o ilustre indicado a secretário e os vereadores para que se esqueça tudo e comece do zero agora sobre o olhar e a palmatória do magnânimo mestre?
 
Antonio Mazeica em 05/11/2013 08:49:03
Após dar tantos tiros no pé, finalmente o Bernal nomeou um secretário pelo critério de capacidade administrativa e não por apadrinhamento. Professor Pedro Chaves. Sua capacidade e conhecimento de administração são indiscutíveis. Se a pasta não funciona Bernal. Exonera e nomeia outro. Quem paga o pato pela inércia e erros na administração é você.
 
jose maria santos em 05/11/2013 08:38:11
Não sou petista, mas meu voto é do Delcidio, não tenho esse critério de escolha de partido , tem muita gente que vota no partido por isso tanto erro em eleger candidatos incapazes de administrar, tampouco observamos como está nossa cidade.
 
jose carlos em 05/11/2013 08:26:38
Fora PT e Fora Bernal!!!
 
Wagner Santos Costa em 05/11/2013 08:02:09
A classe politica não consegue nomear homens serio para secretários de governo mas o povo tem o governo que merece, vamos casar logo o Prefeito, porque se não vão nomear os secretarios , BEIRA MAR, PAULO MALUF, GAROTINHO,ARCANJO,etc.. Abra os olhos eleitor, 2014 esta chegando, até quando esta impunidade...
 
paulo miranda souza em 05/11/2013 06:31:18
Neste quadro, uma possível cassação de Bernal poder ser desastrosa para Delcídio, que poderia perder capital político em Campo Grande. O senador, com apoio da estafe petista, deu a “última cartada” indicando Pedro Chaves para a principal secretaria da Prefeitura, GENTE É POR ISTO QUE ESTE DELCIDIO QUER MANTER O BERNAL NA PREFEITURA .. KKKKKKK PENSANDO BEM É ASSIM QUER SALVAR O OUTRO PENSANDO NO PROPRIO UMBIGO!!!!! QUE HORROR!!!
 
ELY MONTEIRO em 05/11/2013 06:05:36
Anotem aí: Delcídío acaba de perder definitivamente a eleição de 2014.
 
Maria José em 05/11/2013 04:47:48
Delcidio e Bernal vão cair abraçados! Ou alguém ainda duvida que são farinha do mesmo saco?
 
Patricia Andrade em 05/11/2013 01:37:24
Uma bela biografia na área privada. Aceitou cargo na junta interventora na Santa Casa e ficou alguns dias. Agora entrou só para se queimar!
 
Carlos Nascimento em 05/11/2013 01:26:47
Afe... ninguém merece...
 
Sergio Arantes em 05/11/2013 00:44:59
Pessoal,
Esse tipo de análise caberia nos anos 80 ou 90. Nos anos 2000 ninguém vota achando que um candidato pode ser melhor ou pior porque recebeu ou deixou de receber apoio de alguém. Delcídio é Delcídio e Bernal é Bernal. Nada a ver um com o outro. É subestimar o eleitor dizer que a burrice do Bernal possa desgastar a imagem do Delcídio. Em 2012 o Bernal foi eleito porque o povo não suportava mais o PMDB no poder. Até o meu cachorro conseguiria se eleger.
Além do mais, vale lembrar que os dois primeiros anos do Puccinelli na primeira gestão dele na Prefeitura foram um desastre. A diferença é que ele é inteligente, sabe unir forças políticas, e, assim, acabou conseguindo entrar para a história como um dos melhores prefeitos da Capital. Já o Bernal é uma topeira.
 
Antonio Carlos Siqueira em 05/11/2013 00:27:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions