ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Cirurgia termina e prefeito de Corumbá ficará sedado por 24 horas

Nyelder Rodrigues | 31/10/2017 20:35
Prefeito se sentiu mal e precisou ser transferido às pressas para Campo Grande (Foto: Arquivo)
Prefeito se sentiu mal e precisou ser transferido às pressas para Campo Grande (Foto: Arquivo)

Terminou por volta as 18h15 desta terça-feira (31) a cirurgia do prefeito do Corumbá, Ruiter Cunha (PSDB), que sofreu um aneurisma da aorta abdominal e passou por procedimento durante a tarde - estava marcado para quarta-feira (1), mas foi antecipado para hoje já que ele apresentou as condições necessárias.

A cirurgia durou cerca de quatro horas e ocorreu conforme o previsto pela equipe médica, informa a assessoria de imprensa da prefeitura corumbaense. O secretário de saúde de Corumbá, Rogério Leite, acompanhou a operação, comandada pelo cirurgião João Jazbik Neto, no Proncor, em Campo Grande.

Agora, Ruiter seguirá para a fase pós-operatória, ficando em repouso e sedado por 24h, sem contato com ninguém, e sob observação dos médicos na CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

O problema de saúde detectado em Ruiter causa até 90% de mortalidade, sendo que na maioria das vezes os paciente nem sequer conseguem chegar ao hospital. O prefeito passou mal na segunda-feira (30), com dores na perna e barriga, em Corumbá. Ele foi para a Santa Casa local e, de lá, transferido de avião para o Proncor na Capital.

Na cirurgia, o aneurisma - que foi uma dissecção da aorta na região do abdômen - é corrigido com uma prótese. Porém, apesar do sucesso cirúrgico, o período inicial do pós-operatório é um momento delicado e de extrema importância na recuperação do paciente, sendo avaliado as consequências em todo sistema circulatório.

Em nota publicada no Facebook oficial da prefeitura de Corumbá, além das condições de saúde de Ruiter, eleito para seu terceiro mandato em 2016, foi publicado um agradecimento da esposa do chefe do Executivo corumbaense, Beatriz Cavassa, a todos que prestaram apoio à família e à Ruiter.

Nos siga no Google Notícias