ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com 16 assinaturas, vereadores protocolam CPI para investigar Homex

Lidiane Kober | 29/08/2013 18:44
Carlão propôs abertura da CPI na sessão desta quinta-feira (Foto: Divulgação)
Carlão propôs abertura da CPI na sessão desta quinta-feira (Foto: Divulgação)

Depois de várias ameaças, a Câmara Municipal decidiu, nesta quinta-feira (29), instaurar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para juntar elementos a fim de evitar a saída da empresa mexicana Homex de Campo Grande antes de resolver pendências na construção de condomínio, na região do Bairro Paulo Coelho Machado.

O documento foi protocolado pelo vereador Carlão (PSB), com o apoio de outros 15 de um total de 29 parlamentares. O proponente, inclusive, já tem uma estratégia para garantir um sinal da empresa a fim de evitar calote aos moradores. Ele planeja solicitar ao MPE (Ministério Público Estadual) e ao prefeito Alcides Bernal (PP) o bloqueio dos bens da construtora.

“A Homex adquiriu um terreno para construir três mil apartamentos e vendeu 700, ou seja, 25% da área foi ocupada, então, podemos encerrar a CPI com o pedido de bloqueio dos bens da empresa em Campo Grande como garantia de que os clientes não terão prejuízos”, disse Carlão.

Com a garantia em mãos, o vereador acredita ser possível assegurar aos moradores a conclusão da escola no condomínio, rede de tratamento de esgoto, construção e pavimentação das vias de acesso, além da solução de vazamentos e infiltrações em pelo menos 60 apartamentos.

A empresa mexicana veio a Campo Grande com a promessa de construir três mil casas, mas “quebrou” antes de concluir a obra. No total, ela só conseguiu vender 700 unidades, das quais não entregou 272. Por isso, a Caixa decidiu acionar seguro da Homex, no valor de R$ 3,3 milhões, para garantir aos moradores a entrega das residências.

A Caixa, porém, não se responsabilizou pelos demais problemas deixados pela construtora. “Na Caixa, confiamos, na Homex, não”, disse Carlão. Segundo ele, a insegurança é resultado do histórico de crise da empresa. “Eles deixaram problemas no interior de São Paulo e no Pará”, comentou. “E vem nos enrolando há três meses, até os engenheiros deles correram de nós”, acrescentou.

Sem uma resposta da construtora, Carlão disse que não vislumbrou outro caminho a não ser a CPI. “Demos a eles várias chances”, ressaltou. “Mas, nunca atenderam a Câmara”, prosseguiu. Instalada a comissão, o vereador disse que a Casa contratará um engenheiro para fazer levantamento e calcular os custos da conclusão da escola e da solução das demais pendências.

Ainda de acordo com Carlão, vice-presidente da Comissão de Obras da Câmara, o próximo passo será reunir os líderes de bancada para cada partido indicar os membros para compor a CPI.

Cauteloso - Presidente da Comissão de Obras, o vereador Alceu Bueno (PSL) foi mais cauteloso e disse ainda acreditar em uma solução do impasse, sem a instalação da CPI. “Se eles apressarem a situação e apresentarem um caminho para resolver os problemas ainda dá tempo de recuar da CPI”, comentou. Ele, porém, reformou que “deixar o povo no prejuízo, não dá”.

Nos siga no Google Notícias