ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Com 324 candidatos registrados, prazo da justiça eleitoral termina às 19h

Até o momento já foram registrados 324 candidatos, sendo cinco ao governo e oito ao Senado

Leonardo Rocha | 15/08/2018 08:53
Registro podem ser feitos até às 18h no TRE-MS (Foto: Arquivo)
Registro podem ser feitos até às 18h no TRE-MS (Foto: Arquivo)

Termina nesta quarta-feira (15), às 19h no horário de Mato Grosso do Sul, o prazo para os partidos e políticos registrarem suas respectivas candidaturas no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Até o momento 324 (candidatos) já enviaram a devida documentação, entre eles cinco postulantes ao cargo de governador e oito ao Senado, além de 200 para disputa a deputado estadual e 90 para vaga na Câmara Federal.

Para sucessão estadual já registraram o atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o juiz aposentado Odilon de Oliveira (PDT), o ex-vereador Marcelo Bluma (PV), além do ex-vice-prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo (PSOL) e o representante do PT, o ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci (PT).

O MDB deve enviar até o começo da tarde o nome do atual presidente da Assembleia, Junior Mochi (MDB), como candidato ao governo. Ele aceitou fazer parte da disputa ontem (14), depois da desistência da senadora Simone Tebet (MDB) e do ex-governador André Puccinelli (MDB), que está preso desde o dia 20 de julho, no Centro de Triagem Anízio Lima, em Campo Grande.

Para disputa ao Senado, já confirmaram presença: Anísio Guato (PSOL), Dorival Betini (PMB), Marcelo Miglioli (PSDB), Humberto Figueiró (Podemos), Zeca do PT, Mário César Fonseca (PC do B), Nelsinho Trad (PTB) e Pedro Chaves (PRB), com seus respectivos suplentes.

Contando os nomes que confirmaram a presença nas convenções, ainda falta os registros de Waldemir Moka (MDB), Thiago Freitas (PPL) e César Augusto Nicolatti (PTC). Quem pode completar esta lista é Sérgio Harfouche (PSC), que divulgou ontem (14) que vai concorrer ao Senado.

Em relação aos candidatos a vice, falta apenas o MDB definir o nome, depois das mudanças na chapa majoritária. A direção estadual do partido disse que tem uma lista de opções e vai definir a situação até o começo da tarde, quando vai ao TRE-MS registrar a candidatura dos seus filiados, junto com seus aliados.

Avaliação – Depois dos registros, cada candidato recebe um número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para prestar contas à Justiça Eleitoral, em relação a doações e gastos que tiver na campanha, como contratação de pessoal. Depois o TSE (Tribunal Superior Eleitor) tem até o dia 17 de de setembro para fazer a análise dos registros, podendo impugnar a candidatura dos políticos.

Se for considerado indeferido, o candidato ainda ainda pode entrar com recurso e concorrer ao pleito com a observação “sub judice”. Ele pode participar da campanha e programa de TV e rádio, até que este recurso seja julgado. Caso esta análise não ocorrer até o dia da eleição, o seu nome (candidato) aparece na urna, os votos são computados, mas aparecem zerados na contagem.

Nos siga no Google Notícias