ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com caso em MS, TSE vai investigar decisões sobre universidades

Segundo Weber, a Justiça Eleitoral deve coibir a propaganda eleitoral irregular, mas a restrição não alcança a liberdade de expressão

Aline dos Santos | 26/10/2018 18:11
Universitários organizaram ato de protesto nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Universitários organizaram ato de protesto nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Rosa Weber, anunciou nesta sexta-feira (dia 26) que a Justiça Eleitoral vai investigar a conduta dos juízes que autorizaram ações policiais e de fiscais em universidades públicas para apurar suposta realização de propagandas eleitorais irregulares.

Segundo Rosa Weber, a Justiça Eleitoral deve coibir a propaganda eleitoral irregular, mas a restrição não alcança a liberdade de expressão. De acordo com a Agência Brasil, a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, também anunciou que entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para assegurar a liberdade de reunião e de manifestação nas universidades públicas.

“Há indícios claros de que houve ofensa da liberdade de expressão, a liberdade de reunião, a liberdade de cátedra, que garante autonomia universitária”, disse Dodge.

Na quinta-feira (dia 25), estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) acusaram a Justiça Eleitoral de censurar uma aula pública com o tema “Esmagar o Fascismo”, organizada pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes).

A aula foi suspensa por decisão do juiz eleitoral Rubens Witzel Filho e a ordem cumprida por ofical de Justiça, acompanhado por policiais federais. A determinação foi expedida após denúncia revelar que um evento de cunho político eleitoral seria realizado nas dependências de um órgão público, o que contraria a lei.

“O microfone da atividade estava livre para estudantes que se manifestavam sobre a conjuntura política, as posturas de ódio, violência e a ameaça fascista. No momento da chegada do mandado as falas foram interrompidas”, informou o DCE em postagem na sua página no Facebook.

Nos siga no Google Notícias