Em clima de desânimo, eleitores votam para escolher prefeito de Bandeirantes
O novo pleito foi convocado após decisão do TSE, que confirmou a inelegibilidade de Álvaro Nackle

Moradores de Bandeirantes votam neste domingo (06) na eleição suplementar para a escolha do novo prefeito e vice-prefeito do município. O pleito foi convocado após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), proferida no dia 29 de maio, que confirmou a inelegibilidade de Álvaro Nackle Urt, candidato mais votado nas eleições de 6 de outubro de 2024.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Bandeirantes (MS) realiza eleição suplementar neste domingo para definir novo prefeito e vice. O pleito foi convocado após o TSE confirmar a inelegibilidade de Álvaro Nackle Urt, o mais votado em outubro de 2024. A Justiça Eleitoral anulou o resultado anterior devido à cassação do registro de Álvaro, que obteve 38,45% dos votos. A reportagem do Campo Grande News acompanha a votação no município, localizado a 70 km da capital. Eleitores demonstram cansaço com o processo eleitoral, mas comparecem às urnas. Demandas na saúde e educação são apontadas como prioridades. A expectativa é de que o resultado seja divulgado duas horas após o fechamento das urnas, às 17h. São 6.948 eleitores aptos a votar em 23 seções distribuídas em oito locais.
Álvaro havia obtido 38,45% dos votos no último pleito, mas teve o registro de candidatura cassado, o que levou à anulação do resultado pela Justiça Eleitoral.
O juiz eleitoral, Felipe Brígido Lage, está visitando as seções eleitorais para verificar se tudo está em ordem. “As eleições começaram sem nenhuma ocorrência, com todas as urnas funcionando, tudo tranquilo. Após o fechamento das urnas, a expectativa é de 2 horas para o resultado.”
A equipe de reportagem do Campo Grande News foi até o município, localizado a 70 km de Campo Grande, para acompanhar de perto a eleição. Em visita à Escola Estadual Ernesto Solon Borges, um dos locais de votação, foi possível perceber o clima de desânimo entre os eleitores.
A agente de saúde Isa Ferreira da Rocha, de 45 anos, afirmou estar cansada das eleições. “A população está cansada. Vota, vota, vota e não sai uma definição. Tem muita gente desacreditada”, lamentou.

Sobre as principais demandas do município, para ela, estão ligadas a área da saúde e da educação.
A auxiliar de cozinha Maisa Oliveira, de 23 anos, comentou que, embora ache o cenário confuso, não vê problema em ter que votar novamente.
“Isso tudo é muita confusão. Já tinha um prefeito e vai ter que votar de novo, mas não é um problema vir votar, é tranquilo”, disse.
O funcionário público Rodinei da Silva Ferreira, de 38 anos, foi um dos primeiros a chegar à escola para votar. “Nova eleição é uma esperança, porque quando a cidade fica sem prefeito as coisas não andam. Eu sou da área pública e eu vejo que a administração fica mais devagar. Já era para as coisas estarem caminhando mais na cidade”, ressaltou.
O principal problema que ele vê no município está relacionado à saúde. “Aqui tem um hospital inacabado e precisa de novos investimentos na saúde”, completou.
Eleição - Ao todo, 6.948 eleitores estão aptos a votar neste domingo. A eleição ocorre em oito locais, com 23 seções e 25 urnas eletrônicas distribuídas pelo município. A apuração dos votos terá início logo após o encerramento da votação, às 16h, no cartório da 34ª Zona Eleitoral.
Na disputa suplementar, o ex-vereador e empresário Celso Ribeiro Abrantes (PSD), tenta novamente chegar à prefeitura. Agora, Celso lidera a coligação “Juntos por Bandeirantes”, que reúne PSD, PL, Republicano, PDT e Podemos. O candidato a vice-prefeito da chapa é Mário Serpa (PL).
Outra candidatura homologada é a da professora e ex-vereadora Tatiane Miyasato (MDB), que se apresenta como cabeça de chapa pela coligação “Governo para Todos”, formada por MDB, PP, PRD e PSB. A candidata terá como vice a atual vereadora Elaine Montanha (PP) em uma chapa 100% feminina.
A terceira chapa oficializada é liderada por Flávio Paiva (DC), servidor do Poder Judiciário. Ele concorre pela coligação “Renova Bandeirantes”, em aliança com o partido Agir. O candidato a vice é Marcelo Severo, também do mesmo partido.
A apuração dos votos terá início logo após o encerramento da votação, a partir das 16h. A totalização será feita no cartório da 34ª Zona Eleitoral localizado na rua Arthur Bernardes, 2215, Centro, e os resultados serão divulgados em tempo real.
Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Bandeirantes tem receita bruta estimado em R$ 84,734 milhões, com PIB per capita de R$ 104,256 mil. A economia é principalmente voltada para o agropecuário, mas o setor terciário, de comércio e serviços ganhou espaço nos últimos anos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.