ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Com greve, Justiça manda bancos darem talões de cheques a candidatos

Aline dos Santos | 27/09/2016 09:29
Eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro. (Foto: Marcos Ermínio)
Eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro. (Foto: Marcos Ermínio)

Com a greve dos bancários, a Justiça Eleitoral determinou que os candidatos de Campo Grande tenham acesso a talões de cheques. A decisão é do juiz eleitoral Wilson Leite Côrrea. A reclamação partiu do candidato a vereador José Eduardo Cury (SD).

Ele relata que na condição de candidato abriu conta na Caixa Econômica Federal para trânsito de doações recebidas e despesas de cunho eleitoral, mas não tem condições de realizar despesas por não possuir cartão bancário e não ser possível obtenção de talões de cheques em virtude da greve dos bancários. Cury pediu a concessão de cheques, com ao menos 280 lâminas.

Para evitar prejuízos à campanha eleitoral, o juiz determinou, por meio de pedido de providências, que sejam intimados pessoalmente os superintendentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para, no prazo de 24 horas, disponibilizarem funcionários suficientes para emissão de talões de cheques aos candidatos a vereador e a prefeito.

Ainda de acordo com o magistrado, caso seja constatada idêntica situação em relação a outras instituições bancárias, fica autorizada a expedição de idênticos mandados de intimação, mediante requerimento do candidato. Quem descumprir fica sujeito ao artigo 374 do Código Eleitoral, que prevê detenção de três meses a um ano e pagamento de multa a quem recusar cumprir ordem da Justiça Eleitoral.

Conforme a decisão, embora o direito de greve seja assegurado na Constituição Federal, o direito não é absoluto e contempla a obrigatoriedade de manutenção dos serviços essenciais, “sendo certo que tal direito não alberga a possibilidade de colocar em risco o processo eleitoral”. A greve dos bancários já dura 22 dias e hoje será realizada nova rodada de negociação. As eleições acontecem no próximo domingo, dia 2 de outubro. 

Nos siga no Google Notícias