ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com voto de deputado de MS, Câmara aprova PEC que garante a vaquejada

Muito popular na segunda metade do século XX, passou a ser questionada a partir de 2010 por ativistas dos direitos dos animais em virtude dos supostos maus-tratos aos bois

Lucas Junot | 01/06/2017 17:23
Dois vaqueiros tentam derrubar um boi puxando-o pelo rabo, é a Vaquejada (Foto: Reprodução)
Dois vaqueiros tentam derrubar um boi puxando-o pelo rabo, é a Vaquejada (Foto: Reprodução)

Deputados federais aprovaram, por 373 votos favoráveis e 50 contrários (6 abstenções), a PEC 304/17 (Proposta de Emenda à Constituição), que viabiliza a prática da vaquejada. Eram necessários 308 votos para aprovação por se tratar de uma mudança na Constituição. A aprovação da proposta, segundo os parlamentares garante direta e indiretamente o sustento de mais de 720 mil famílias que tem nesta modalidade, seu meio de sobrevivência.

A PEC determina que "não são cruéis às práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro". O texto já havia passado pelo Senado e segue agora para promulgação em sessão no Congresso Nacional em data ainda a ser definida. O texto aprovado em segundo turno também diz que as manifestações culturais envolvendo animais "devem ser regulamentadas em lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos".

Incentivador dos esportes de modalidade equestre, deputado federal por Mato Grosso do Sul, Carlos Marun (PMDB) votou a favor da PEC, que tem sua origem na cultura do Nordeste brasileiro e na tradição do homem do campo.

Carlos Marun é deputado federal por Mato Grosso do Sul, um dos apoiadores da manifestação cultural (Foto: Agência Câmara)
Carlos Marun é deputado federal por Mato Grosso do Sul, um dos apoiadores da manifestação cultural (Foto: Agência Câmara)

"Registro que fiz desse voto uma homenagem a terra onde nasci, terra dos rodeios crioulos que é o Rio Grande do Sul e também à terra onde decidi viver, que é o Mato Grosso do Sul dos encontros de clubes do laço. Esportes, festas, familiares, onde efetivamente se cultuam valores necessários a um país que quer ser grande, necessários à uma pátria que quer ser feliz. Parabéns ao nordeste da vaquejada! Viva o parlamento brasileiro que hoje aprova tão importante dispositivo legal", declarou o deputado.

A vaquejada é uma atividade cultural do Nordeste brasileiro, que consiste na tentativa de dois vaqueiros montados a cavalo de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, entre duas faixas de cal. Muito popular na segunda metade do século XX, passou a ser questionada a partir de 2010 por ativistas dos direitos dos animais em virtude dos supostos maus-tratos aos bois.

Em decisão proferida em 6 de outubro de 2016, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional uma lei cearense que procurava disciplinar a modalidade esportiva como um evento cultural, sob o argumento de que manifestações culturais não se sobrepõem ao direito de proteção ao meio ambiente, consagrado no artigo 225 da Constituição Federal.

Agora aprovada a emenda à Constituição, a manifestação será assegurada.

Nos siga no Google Notícias