ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Com voto de deputado de MS, comissão aprova texto da reforma trabalhista

A matéria será submetida ao plenário da Câmara Federal nesta quarta-feira

Lucas Junot | 25/04/2017 17:45
Placar de votação na Comissão Especial revela os posicionamentos dos parlamentares (Foto: Reprodução/Facebook)
Placar de votação na Comissão Especial revela os posicionamentos dos parlamentares (Foto: Reprodução/Facebook)

Comissão especial que trata da reforma administrativa na Câmara dos Deputados aprovou por 27 votos a 10, nesta terça-feira (25) o texto da reforma trabalhista, que será submetido ao plenário nesta quarta-feira (26). Representante de Mato Grosso do Sul na Comissão, Elizeu Dionízio (PSDB), favorável a proposta, defendeu que “a reforma trabalhista vem para garantir direitos ao trabalhador”.

O novo texto, apresentado pouco antes da reunião, mantém a regulamentação do chamado trabalho intermitente, modalidade que permite que os trabalhadores sejam pagos por período trabalhado, a negociação entre empresas e trabalhadores prevalecendo sobre a lei em pontos como parcelamento das férias em até três vezes, jornada de trabalho de até 12 horas diárias, plano de cargos e salários, banco de horas e trabalho em casa.

De acordo com a proposta, também será retirada a exigência de os sindicatos homologarem a rescisão contratual no caso de demissão, além de tornar a contribuição sindical optativa.

As categorias disciplinadas por legislação específica serão retiradas da lista de trabalhadores que podem ser contratados por meio de contratos de trabalho intermitentes – como aeroviários. Empregados demitidos da empresa poderão voltar a prestar serviço para esta mesma empresa na condição de empregado de empresa terceirizada.

Nas redes sociais, tão logo Dionízio anunciou o resultado da votação na comissão, defendendo o que chamou de “modernização das relações de trabalho”, houveram manifestações contrárias ao posicionamento do parlamentar, acusado de “votar pela perda de direitos”.

Para o também deputado sul-mato-grossense, Dagoberto Nogueira (PDT), a proposta é mais um retrocesso social. Ele classifica a possibilidade de acordos entre funcionários e patrões estarem acima da CLT, o fracionamento das férias em três períodos, restrições a ações trabalhistas, regulamentação de contratos provisórios e fim da obrigatoriedade da contribuição sindical como "medidas que fragilizam a classe trabalhadora".

"Esta reforma trabalhista penaliza os trabalhadores para privilegiar o capital especulativo dos bancos. As mais de 450 emendas ao texto comprovam que a proposta já nasceu cheia de problemas e continuaremos mobilizados contra esse retrocesso. O governo tenta atropelar mais uma vez. Para gerar emprego é preciso estratégias de desenvolvimento e não medidas contra os trabalhadores", afirmou Dagoberto.

Confira os principais pontos da proposta:

Negociação - Negociação entre empresas e trabalhadores vai prevalecer sobre a lei para pontos como: parcelamento das férias em até três vezes; jornada de trabalho, com limitação de 12 horas diárias e 220 horas mensais; participação nos lucros e resultados; jornada em deslocamento; intervalo entre jornadas (limite mínimo de 30 minutos); extensão de acordo coletivo após a expiração; e entrada no Programa de Seguro-Emprego; plano de cargos e salários; banco de horas, garantido o acréscimo de 50% na hora extra; remuneração por produtividade; trabalho remoto; registro de ponto.

Fora da negociação - As negociações entre patrões e empregados não podem tratar de FGTS, 13º salário, seguro-desemprego e salário-família (benefícios previdenciários), remuneração da hora de 50% acima da hora normal, licença-maternidade de 120 dias, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço e normas relativas à segurança e saúde do trabalhador.

Trabalho em casa - Regulamentação modalidades de trabalho por home office (trabalho em casa), que será acordado previamente com o patrão – inclusive o uso de equipamentos e gastos com energia e internet.

Representação - Representantes dos trabalhadores dentro das empresas não precisam mais ser sindicalizados. Sindicatos continuarão a atuando nos acordos e nas convenções coletivas.

Trabalho intermitente - Modalidade pela qual os trabalhadores são pagos por período trabalhado. É diferente do trabalho contínuo, que é pago levando em conta 30 dias trabalhados, em forma de salário. O projeto prevê que o trabalhador receba pela jornada ou diária, e, proporcionalmente, com férias, FGTS, previdência e 13º salário.

Jornada de 12 horas - O projeto estabelece a possibilidade de jornada de 12 de trabalho com 36 horas de descanso. Segundo o relator, a jornada 12x36 favorece o trabalhador, já que soma 176 horas de trabalho por mês, enquanto a jornada de 44 horas soma 196 horas.

Recisão contratual - O projeto de lei retira a exigência de a homologação da rescisão contratual ser feita em sindicatos. Ela passa a ser feita na própria empresa, na presença dos advogados do empregador e do funcionário – que pode ter assistência do sindicato. Segundo o relator, a medida agiliza o acesso do empregado a benefícios como o saque do FGTS.

Ações trabalhistas - O trabalhador será obrigado a comparecer às audiências na Justiça do Trabalho e arcar com as custas do processo, caso perca a ação. Hoje o empregado pode faltar a até três audiências judiciais.

Terceirização - O projeto propõe salvaguardas para o trabalhador terceirizado, como uma quarentena de 18 meses para impedir que a empresa demita o trabalhador efetivo para recontratá-lo como terceirizado.

Contribuição sindical - A proposta torna a contribuição sindical optativa. Segundo o relator, a medida fortalece a estrutura sindical brasileira, ao reduzir o que considera um excessivo número de entidades representativas de empregados. Rogério Marinho argumenta que há no Brasil 11.326 sindicatos de trabalhadores e 5.186 sindicatos de empregadores.

Nos siga no Google Notícias