A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/07/2013 07:28

Comissão constata falta de estrutura e de pessoal em posto de saúde

Leonardo Rocha e Aliny Mary Dias
CPI constata falhas em estrutura de posto de saúde da Capital (Foto: Marcos Ermínio)CPI constata falhas em estrutura de posto de saúde da Capital (Foto: Marcos Ermínio)

Integrantes da CPI da Saúde da Assembleia constataram falhas e deficiências no Centro Regional de Saúde Nova Bahia, na saída para Cuiabá, durante visita de surpresa na manhã desta terça-feira. Os deputados conversaram com pacientes, funcionários e fizeram uma "batida" nas instalações do posto. 

O diretor técnico da unidade, Carlos Gusmão, acompanhou os deputados Amarildo Cruz (PT), presidente, e Junior Mochi (PMDB), relator, e apresentou quais são as necessidade do local. “A estrutura está boa, mas faltam profissionais, hoje está calmo por causa do frio, podemos dizer que é um dia atípico”, destacou ele.

Segundo Gusmão, são sete médicos na escala, sendo três pediatras e quatro clínico-gerais. O médico José Jerônimo, que trabalha há 16 anos na unidade de saúde, destacou que o grande problema do local é o volume de atendimento. “Há duas semanas no plantão da noite recebemos 140 pessoas e haviam apenas quatro médicos, esta situação é fora do padrão da OMS (Organização Mundial de Saúde)”, revelou ele.

Amarildo Cruz destacou que encontro pontos positivos e negativos no local, entre eles a escala dos médicos que é muito criticada pelos profissionais. “Viemos aqui ouvir os dois lados, o importante é encontrarmos opções para resolvermos os problemas”, ressaltou.

Já Junior Mochi apontou três questões que devem ser resolvidas: falta de berço na ala da pediatria, a falta de um monitor cardíaco no setor de urgência e a falta de vagas para atendimento psiquiátrico nos hospitais da cidade. “Teve um paciente que ficou quatro dias aqui em observação, porque não havia vagas em outro lugar”, destacou.

Os deputados seguem para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino e depois vão para Central do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para apurar denuncias de irregularidades.

A CPI da Saúde irá aproveitar o período de recesso parlamentar para realizar visitas em unidadesde saúde de Campo Grande. Os deputados resolveram não avisar os locais, para que não seja feita “maquiagem” da situação local.

Deputados ouviram usuários sobre situação da saúde pública (Foto: Marcos Ermínio)Deputados ouviram usuários sobre situação da saúde pública (Foto: Marcos Ermínio)
Deputados constataram de tudo, até parede descascada (Fotos: Marcos Ermínio)Deputados constataram de tudo, até parede descascada (Fotos: Marcos Ermínio)



e ainda existem os aproveitadores de plantão, falo desses deputados pagando de heróis na comissão...
 
heraldo tomaz da silva em 23/07/2013 16:18:03
não diga constataram falhas e deficiências no Centro Regional de Saúde..kkkkkkkkkkkk
isso já vem desde a gestão do andré .nem um médico deu jeito na saúde publica .esta faltando respeito dos nossos governantes .não me venha dizer que a saúde pública ficou ruim por causa da administração do alcides isso ja vem acontecendo a muitos e muitos anos ..
não é verdade DR.ANDRÉ E DR. NELSON ?
 
wilson araujo fonseca em 23/07/2013 12:48:27
É isso que os vereadores tem que fazer quando eleitos. Ver a necessidade do povo no local. Depois de eleitos ficam intocáveis, tem que ir no local para ver o que esta acontecendo e suprir as necessidades de imediato. Não aparecer só para pedir voto na época de eleição. Que moral os vereadores tem para cassar o Prefeito, se a maioria esta sendo investigado por compra de voto?
 
Placida Barros em 23/07/2013 09:56:35
Sera que este problema é novo? Sera que só agora que esta acontecendo?
Nossa estou pasmo, isso nunca tinha acontecido em nossa cidade, muito obrigado por "abrir os meus olhos".
 
Dion Paulo em 23/07/2013 09:48:49
-Não há mais necessidade de ouvir a população sobre o estado do atendimento da saúde, ou tem alguém que ainda duvida que ele é precário? Ação e boa vontade urgente dos responsáveis.
 
luis tibo em 23/07/2013 08:49:37
Eu mesma levei meu neto de 6 anos para coleta de uns exames e já pela Terceira vez refazendo os exames...simplesmente desapareceu no computador...num espaço de 2 meses. Isso porque era pra ser com urgência. Agora tenho de marcar consulta novamente, pegar os pedidos de exame, agendar, pra começar tudo novamente com os incompetentes do Posto de Saude do Nova Bahia.Sem contar que moramos em área
rural.
 
Vera Lucia Dias em 23/07/2013 08:45:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions