A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/11/2013 16:04

Comissão vê defesa fraca e decide prosseguir processo contra Bernal

Zemil Rocha e Zana Zaidan
Relator Flavio Cesar entregando relatório ao presidente da Comissão (Foto: Cleber Gellio)Relator Flavio Cesar entregando relatório ao presidente da Comissão (Foto: Cleber Gellio)

A Comissão Processante da Câmara de Campo Grande considerou fraca a defesa apresentada pelo advogados do prefeito Alcides Bernal (PP) e decidiu prosseguir as investigações que podem levar à cassação do chefe do Executivo. Relatório neste sentido foi apresentado esta tarde, na Câmara, pelo vereador Flávio Cesar (PT do B) e obteve voto favorável de Alceu Bueno (PSL), e do presidente da comissão, Edil Albuquerque (PMDB).

Depois da leitura da defesa de Bernal, o relator Flavio Cesar apresentou o parecer da Comissão Processante e votou pelo prosseguimento da acusação. Logo depois, Alceu Bueno acompanhou o parecer, dando voto pelo prosseguimento do processo contra o prefeito. “Bernal tentou mais denegrir imagem dos vereadores do que fazer uma defesa em si”, afirmou Bueno. 

Na defesa, Bernal tentou alegar que não recebeu a ata do dia da sessão que aprovou Comissão Processante, em 15 de outubro. Os vereadores da Comissão Processante alegaram, porém, que foi encaminhada ao prefeito cópia integral da denúncia, mencionando inclusive a imprensa divulgou amplamente a decisão de abertura do processo por 21 votos a oito. Argumentou ainda que em momento nenhum o prefeito pediu a ata ou demonstrou prejuízo em não recebê-la.

O prefeito também acusou alguns vereadores de terem antecipado seus votos nas manifestações durante as sessões da Câmara, o que também foi contestado pelos vereadores que integram a Comissão Processante.

Alegou ainda que não houve sorteio dos vereadores que integrariam Comissão Processante e sim deliberação da Mesa da Câmara. Contrapondo-se a isso, os vereadores afirmaram que teve sorteio sim e que foi presenciado por vereador da oposição e outro da situação para garantir a lisura.

A Comissão Processante, no pareceer, entendeu que “houve esforço dialético, inútil e inglório”, já que a defesa de Bernal não teria conseguido se desvincular de todas as provas levantadas pela Comissão Processante.

No parecer, a comissão considerou que a denuncia “caracteriza as infrações político-administrativas” de Bernal e que a defesa não conseguiu apresentar “provas suficientes e definitivas para arquivar a denuncia”.

Por isso, optaram pelo prosseguimento da Comissão Processante. Agora, a comissão deve partir para a oitiva de testemunhas e oportunizar ao prefeito Alcides Bernal a possibilidade de se defender de viva voz. Depois disso, elabora e aprova seu relatório final a ser votado pelo plenário da Câmara. Caso o relatório seja pela cassação do mandato do prefeito , é preciso dois terços dos votos (20 dos 29 vereadores) para o impeachment.



esse bernal ta perdido;fora bernal
 
cesar ferreira em 13/11/2013 11:17:44
COMO SEMPRE DIGO...O PMDB FICOU 30 ANOS NO PODER.....E AGORA QUE PERDERAM O PODER QUEREM ACABAR COM O BERNAL...... E VÃO PERDER NOVAMENTE PARA O DELCÍDIO.....DEIXE O PREFEITO TRABALHAR E VÃO CUIDAR CADA UM DO SEU SERVIÇO......BANDO DE POLÍTICOS QUE GANHAM BEM PRA NÃO FAZEREM NADA....LITERALMENTE EM VEZ DE MELHORAR A CIDADE COM POSTOS DE SAÚDE...COM POLÍCIAMENTO.....ACORDA CAMPO GRANDE....E DEIXEM O PREFEITO QUIETO NO SEU MANDATO....
 
DONYZETTHY CÉSAR em 06/11/2013 10:13:58
Prefeito até quando vai ficar sem material nos postos saúde para exame seu secretário de saude além de arrogante só atrapalha sua administraçõa
 
jairo amarante da silva em 06/11/2013 10:03:36
BOM DIA,
E O QUE TÁ FALTANDO????
 
Loadir Ap. Silva em 06/11/2013 09:09:30
Francisco Medina, com 10 meses completos de administração ainda não deu tempo do Bernal trabalhar? como disse alguém outro dia; ele só sabe olhar pelo retrovisor! e o trabalho que tem que ser feito ? nada né?
Marcelo mendes, um administrador que espera o estoque de reagentes para exames de saúde chegarem ao fim e não providencia reposição !!?? e outras cozitas más. Você quer me fazer acreditar que é perseguição política? É má administração na certa. Agora a população sofre enquanto o Sr.Alcides Bernal fica brigando com vereadores e colocando culpa no Governador. Por que ele não procura governar bem a parte que lhe cabe? a nossa Capital? Como eu disse outro dia; de tanto o Bernal dar tiro no pé, muito breve ele var precisar de uma cadeira de rodas prá andar. kkkkkk.
 
nelson correa em 06/11/2013 09:06:02
Em primeiro lugar eu e creio que a população deseja saber o porque não houve esse movimentos nos mandatos anteriores, mesmo porque os problemas ja se arrastavam muito antes, ja esqueceram dos processos de superfaturamento, da compra de votos dos prefeito anteriores, do caso lastimavel que se encontravam a beira do corrego anhandui (rio), do dinheiro que veio em 2005 para as obras do "rio" anhnaduizinho. Em segundo lugar desde que tomou posse os vereadores estão raivosos com o nosso prefeito, em virtude de que o prefeito não aceitou indicação dos vereadores para cargos comissionados na prefeitura de campo grande. Outra questão é que o Bernal já fez o que os outros não haviam feito, alguem dos vereadores já passou na avenida das bandeiras, já viram os novos semáforos ali colocados.
 
ANA CONCEICAO em 06/11/2013 08:50:04
BERNAL SE EU FOSSE VOCE JA QUE TAO FAZENDO ISSO PARA DERRUBAR VC,METIA A BOCA NO TROMBONE E DENUNCIAVA TUDO O QUE VC ENCONTROU DE PODRE NESTA PREFEITURA E MAS NAO SE INTIMIDAVA COM A PRESSAO POIS O POVO DE BEM ESTA AO SEU LADO ,SO CRITICAM O SEU MANDATO QUEM REALMENTE NAO VOTOU EM VOCE,MAIS ESSES POLITIQUEIRO NAO ESQUECEM QUE DAQUI 3 ANOS TEM NOVA ELEIÇÃO E EU DUVIDO QUE ESSES VEREADORES QUE AI ESTAO CONSEGUIRÃO SE REELEGER.
 
Agnaldo Silva em 06/11/2013 07:57:48
vereadores!!!! vão trabalhar.... ou seja... tentem pelo menos.
 
PAULO CÉSAR DA SILVA SANTOS em 06/11/2013 07:56:31
quando apontamos um dedo para outro tem três apontado para nós
porque não puxar uma fixa de todos que passaram e dos que estão
em iminência para tentar achar um bom........
 
Hélio guedes de souza em 06/11/2013 07:19:15
Eu acho que não adianta somente apontar o dedo para ele quando apontamos um tem três apontando para nós.
porque não puchar uma fixa de todos que passaram e que estão em eminençia
 
Hélio guedes de souza em 06/11/2013 07:08:36
SRS vereadores nos votamos em vcs para que trabalhem igual a nos cidadaos comuns,portanto ve se arregassem estas mangas e vao trabalhar poxa,e ve se deixa o prefeito tbem trabalhar ok. sejam pessoas de DEUS honestas ok,cuidado com a Justiça Divina ela tarde mas chega entenderam.Espero que simmmmm.
 
sueli cavassana em 05/11/2013 22:31:44
olha me decepciona principalmente o sr.edil para mim um dos poucos do quadro do PMDB que poderia pleitear a prefeitura.mas agora vejo um pouco diferente ele trabalha para o PMDMB.para o rancor.e contra campo grande.eles engessaram a administração.e agora joga meu direito no lixo e usa seu cargo.que diga de passagem é do povo a favor do revanchismo.a administração passada que ele e a maioria dos vereadores desta gestão fazia parte errou e muito.perdeu as eleições por causa de suas imposições.e quer tomar o governo a força.cuidado que vcs estão cometendo o mesmo erro.em vez de mostrar trabalho vcs estão tomando a prefeitura a força.com a ajuda da imprensa comprada juntamente com o judiciario que não da pra entender se ta a favor de politicos em vez do povo.mas eu como povo digo que isto tera
 
geraldo espindola em 05/11/2013 19:27:57
justiça seja feita, se o nosso prefeito não tem nada a ver com as acusações, não terá valor algum e sim passaram por vergonha...
 
everton barros em 05/11/2013 18:34:35
Bernal, seus dias estão contados à frente da Prefeitura de Campo Grande.
 
Afonso Netho em 05/11/2013 17:17:18
Como sempre o Bernal ao em vez de se defender das acusações, continua acusando os outros!
Faz o favor pede pra sair!!! #ForaBernal
 
Wagner Santos Costa em 05/11/2013 16:47:27
Esse Alceu Bueno ele deveria se preocupar um pouco mais com ele pelo que me parece ele esta enfrentando um processo de cassação por compra de votos. Deixem o Prefeito tentar ao menos trabalhar, caso ele não mostre o trabalho tão desejado ai sim procurem um jeito de tentar tira-lo do poder.
 
Francisco Medina em 05/11/2013 16:41:10
Grande novidade!! O prefeito poderia ter apresentado a melhor defesa que fosse, que o resultado de prosseguir com as investigações já estava tomado. Isso é motivo político e só!!!!
 
MARCELLO MENDES em 05/11/2013 16:31:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions