ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 26º

Política

Comprovante de voto não conta como prova de vida, alerta INSS

Instituto explica como funciona o cruzamento de dados e nega "notícia falsa" compartilhada em grupos

Por Gustavo Bonotto | 17/09/2024 21:36
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Eleitor confirma voto durante testes de urna. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Eleitor confirma voto durante testes de urna. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

É falsa a mensagem de que aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) teriam a prova de vida contabilizada por meio da presença nas eleições municipais de 2024. O instituto, junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), emitiu nota de repúdio no fim da tarde desta terça-feira (17). A publicação falsa cita a Portaria de nº 1.408/2022, quando foi instituído o cruzamento de dados como comprovação de vida.

Assinado pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o comunicado explica que aposentados e pensionistas não precisam se preocupar com a suspensão do pagamento por falta de comprovação de vida.

"Cabe ao INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Para isso, recebemos dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricos, para realizar cruzamento de informações de cidadãos e cidadãs. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo federal", explica o titular.

No entanto, novo texto publicado em 8 de março de 2024 estabeleceu que a falta de comprovação de vida não acarretará bloqueio ou suspensão do benefício até 31 de dezembro de 2024.

A nova normativa também ajustou o período de contagem para a comprovação que agora começa a partir da última atualização do benefício ou da última prova de vida, em vez de a partir da data de aniversário do segurado.

Além disso, o sistema de comunicação de óbito pelos cartórios, por meio do SIRC (Sistema Nacional de Informações de Registro Civil), continua sendo uma das ferramentas utilizadas pelo INSS para verificar a vida dos beneficiários.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias