A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/10/2015 10:56

Consórcio do Brasil Central será o tema do encontro dos governadores

Leonardo Rocha
Reinaldo vai ser o anfitrião no encontro dos governadores do Brasil Central (Foto: Divulgação)Reinaldo vai ser o anfitrião no encontro dos governadores do Brasil Central (Foto: Divulgação)

Os governadores do bloco Brasil Central se reúnem amanhã (02), em Campo Grande, para discutir a formatação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento. Eles vão avaliar como está a tramitação dos projetos nos legislativos, que precisam autorizar a participação dos estados nesta iniciativa.

No projeto enviado a Assembleia Legislativa, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressalta que a proposta ratifica o Protocolo de Intenções firmado pelos governadores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal, no 11 de setembro de 2015, em evento realizado em Palmas (TO).

Na proposta se especifica que este consórcio se trata de uma nova autarquia, que terá como objetivo ser um novo modelo de desenvolvimento e de cooperação para investimentos públicos e privados, sendo uma agência de fomento na elaboração de projetos em comum dos estados.

Os governadores definiram oito áreas como prioritárias: desenvolvimento econômico, social, agropecuária, infraestrutura e logística, industrial, educação, empreendedorismo, inovação e meio ambiente.

A intenção é que o consórcio e o bloco do Brasil Central possa ser um novo canal entre os estados e também ao governo federal. O projeto segue em tramitação na Casa de Leis, aguardando pauta para ser votado pelos deputados.

Evento – O 4º encontro do Fórum do Brasil Central será realizado a partir das 9h, no Hotel Deville, no bairro Carandá Bosque. Reinaldo irá receber os governadores Pedro Taques (MT), Marcelo Miranda (TO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO) e Marconi Perillo (GO).

Na reunião será apresentado um relatório sobre a criação do Consórcio, assim como informações sobre a tramitação dos projetos no parlamento de cada estado. Esta agência irá permitir que os integrantes do bloco possam captar recursos para execução de projetos e fomentar a política na região Centro-Oeste.

No último encontro houve a proposta de que cada estado iria investir o valor de R$ 1,9 milhão, mas não teve consenso, por isso esta questão também será debatida neste encontro de Campo Grande.

Durante o evento também vai ser lançado o site do Brasil Central, com a assinatura de memorandos de entidades parceiras, assim como assistir uma apresentação do MBC (Movimento Brasil Competitivo), sobre a reforma do Estado.

Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...
Senado aprova desconto de dívidas de produtores rurais e texto segue para sanção
O Senado concluiu a votação, nesta quinta-feira (14), do projeto que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais, estabelecendo descontos...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions