ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Cotado para secretaria, Athayde defende "coalizão" para salvar Bernal

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 23/10/2013 10:06
Athayde se reuniu com Bernal e discutiu crise política na segunda-feira (Foto: Cleber Gellio)
Athayde se reuniu com Bernal e discutiu crise política na segunda-feira (Foto: Cleber Gellio)

O presidente regional do PPS e ex-vereador, Athayde Nery, defendeu, na manhã de hoje, a formação de uma coalização política para salvar o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP). Após perder o apoio do PSDB, ele recebeu um ultimato e pode ficar sem o respaldo do PT a partir de amanhã.

Nery é cotado para assumir a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Governo, que está sendo acumulada pelo secretário municipal de Receita, Gustavo Freire. Na prática, o cargo segue vago, porque Freire não vem realizando a articulação política.

No entanto, o ex-vereador não confirma o convite para assumir a pasta. “Fico lisonjeado, mas isso depende de composição e uma coalização política”, afirmou. Ele defende a inclusão do PSDB e do PT na administração de Bernal. Os dois partidos têm secretários, mas as indicações são pessoais do prefeito e não contam com respaldo das duas siglas.

“Não se resolve sozinho”, admitiu Nery, que sabe da necessidade de se retomar o diálogo entre o prefeito e a Câmara Municipal. “Precisamos fazer um cirurgia fina, estancando onde sangra mais e recuperar os marcos republicanos”, explicou.

A crise política pode levar à cassação do mandato de Bernal. A maior derrota na Câmara Municipal ocorreu no dia 15 deste mês, quando os vereadores, por 21 votos a oito, aprovaram a abertura da Comissão Processante contra o prefeito.

Sem respaldo no próprio partido, já que Chocolate (PP) votou a favor da investigação, Bernal está ficando isolado politicamente. Na segunda-feira, o PT, o único partido importante a integrar a base aliada, deu ultimato ao prefeito e pode entregar os cargos e retirar o apoio a Bernal nesta quinta-feira.

“O Bernal está sensível à coalizão e os vereadores e as lideranças querem achar uma saída para a crise”, contou Nery, que recebeu a missão do prefeito para mapear os pontos fracos da atual gestão e propor alternativas para a crise política.

Além da Câmara, Bernal ainda enfrenta inspeção extraordinária do Tribunal de Contas do Estado e uma ação de improbidade administrativa na Justiça, que pode resultar no seu afastamento imediato do cargo.
Athayde Nery elogiou algumas lideranças, como o senador Delcídio do Amaral e o deputado federal Vander Loubet (PT). “Eles têm visão de articulação”, contou.

E até fez elogios ao PT, que já foi duramente criticado pelo ex-vereador em outras ocasiões. “O PT é um partido disciplinado e pode ajudar”, defendeu, já assumindo uma postura de secretário de Governo.

Nos siga no Google Notícias