ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

PT dá ultimato a Alcides Bernal e rompimento parece ser inevitável

Zemil Rocha | 22/10/2013 19:43
Marcus Garcia diz que PT cobrou "atitudes concretas" de Bernal (Foto: arquivo)
Marcus Garcia diz que PT cobrou "atitudes concretas" de Bernal (Foto: arquivo)

O PT deu ultimato ao prefeito Alcides Bernal (PP) para fazer mudanças em sua administração sob pena de perder o apoio dos petistas. Os petistas entregaram uma carta com quatro medidas a serem adotadas de imediato por Bernal e avisaram que, não havendo a implementação até quinta-feira (24), deixarão o governo e a base de sustentação política na Câmara.

“Ontem à noite entregamos ao prefeito Bernal uma carta com quatro pontos: composição imediata de conselho político que ajude ele a governar a cidade; nomeação imediata de um coordenador político da administração para estabelecer relação com as instituições e a Câmara; recomposição de seu governo com novos forças partidárias; e imediata reabertura de diálogo com a Câmara”, informou o vereador e ex-governador Zeca do PT.

Se até quinta-feira Bernal não adotar as propostas, o rompimento será anunciado. “Vamos esperar até quinta-feira. Se o prefeito não tomar uma posição favorável, vamos tomar deliberação, que, em não havendo atendimento, pode ser sair do governo”, informou o petista, que também é um dos principais líderes estaduais do PT.

O presidente regional do PT, Marcus Garcia, disse hoje, após a reunião da Executiva do PT, que Bernal está passando por problemas de ordem política e administrativa e que o PT está sugerindo “medidas para que efetivamente o prefeito comece a ter apoio para melhorar as condições para ter governabilidade”.

Garcia disse que essa cobrança vem sendo feita há muito tempo pelo PT e que chegou a hora de Bernal dar uma resposta. “Não vou dizer que o PT sai do governo na quinta-feira, mas esperamos que o prefeito tome atitudes concretas nesta semana”, declarou.

Segundo Garcia, o PT tem feito esforço no sentido de Bernal democratizar a sua gestão e buscar se articular melhor politicamente. “Entendemos que ele representou uma mudança de conceito. A população apostou majoritariamente no projeto. O PT, PPS, PSDB, PV entenderam que ele representava essa mudança. Tudo isso estamos insistindo para ter uma administração exitosa. E são conceitos que o PT já experimentou”, afirmou.

São orientações, segundo Marcus Garcia, que o PT já passou várias vezes para Bernal e gostaria que ele as abraçasse para acertar e a fim de que a população de Campo Grande fosse beneficiada. “A briga política entre Executivo e Legislativo tem prejudicando a cidade. A disputa de 2012 não foi superada pelo PMDB”, apontou.

O presidente do diretório do PT na Capital, Gildo Oliveira, que comanda a reunião da quinta-feira, admitiu nesta noite que tudo está caminhando para o rompimento. Indagado se é provável a saída do PT do governo, ele respondeu: “É provável que aconteça”.

Questionado se havendo esse rompimento, os petistas deixaram as duas secretarias municipais na administração de Bernal, Gildo que isso será discutido na quinta-feira. “Convocamos também os dois secretários. Vamos ter uma deliberação na reunião, que será da Executivo e com a participação também da bancada na Câmara”, disse. “A posição é coletiva”, emendou.

Nos siga no Google Notícias