ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

CPI da JBS espera por documentos da empresa até a próxima segunda-feira

Paulo Nonato de Souza e Leonardo Rocha | 29/06/2017 11:06
Deputado estadual Paulo Correa, presidente da CPI da JBS (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Deputado estadual Paulo Correa, presidente da CPI da JBS (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

O prazo de cinco dias úteis para a JBS entregar documentos solicitados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que investiga irregularidades fiscais e tributárias na concessão de incentivos fiscais em Mato Grosso do Sul, não vence nesta quinta-feira, 29, mas sim no sábado, 01 de julho, disse o deputado estadual Paulo Correa (PR), presidente da CPI da JBS.

Neste caso, considerado que no sábado não há expediente na Assembléia Legislativa, a CPI espera receber na próxima segunda-feira, 03, as cópias de notas fiscais e contratos firmados pela JBS com o Governo do Estado.

“O prazo de cinco dias começa a valer a partir do momento do recebimento do ofício com o pedido de documentos, e o protocolo de entrega diz que isso só aconteceu na última terça-feira, dia 27, às 15h46, na sede da JBS em São Paulo”, explicou o deputado.

Aprovado no último dia 21, o requerimento foi enviado no dia 22, via Correios, para a sede da empresa em São Paulo. Em função do entendimento anterior de que o prazo venceu na segunda-feira, 26, na tarde de ontem, 28, alguns deputados que integram a CPI chegaram a falar em pedir à Justiça a expedição de mandato de busca e apreensão de documentos na sede da JBS, se o prazo não fosse cumprido até nesta quinta-feira.

O deputado Paulo Siufi (PMDB), por exemplo, chegou a questionar ser era o caso de acionar a polícia. “A JBS não encaminhou os documentos, e aí, vamos fazer busca e apreensão? Chamar a polícia? Como fica?”, questionou.

Os documentos do Governo do Estado, cerca de 80 processos digitalizados, referentes aos acordos de incentivos ficais, foram entregues à CPI da JBS no dia 28 deste mês, mas nesta quinta-feira o deputado Paulo Correa anunciou que irá devolve-los por considerar fundamental que tenham a assinatura digital do secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro.

“A assinatura digital é uma garantia de controle da privacidade e segurança contra vazamento de informações. É uma proteção, porque não podemos ficar com a culpa se uma informação vaza durante o nosso trabalho de investigação”, comentou.

Hora extra - Os deputados também definiram que não haverá pagamento de hora extra a servidores da Assembleia, que participarem da CPI. Quando eles participarem de atividades e trabalhos fora do expediente, será feito um banco de horas, revertido depois em folga aos funcionários. 

Por esta razão, o presidente da CPI adiantou que os trabalhos serão suspensos durante o recesso parlamentar, entre os dias 17 a 31 de julho. "Durante este período a Assembleia fica fechada, além disto não teria como pagar hora extra, por isso melhor voltar com os trabalhos depois do recesso".

Nos siga no Google Notícias