ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

CPI das Contas tem mais quatro depoimentos marcados para julho

Antonio Marques | 03/07/2015 09:41
Membros da CPI das Contas Públicas ouvem hoje o depoimento da diretora-presidente do IMPCG, Lilliam Maria Maksoud. Terão mais três depoimentos no mês (Foto: Marcelo Calazans)
Membros da CPI das Contas Públicas ouvem hoje o depoimento da diretora-presidente do IMPCG, Lilliam Maria Maksoud. Terão mais três depoimentos no mês (Foto: Marcelo Calazans)

Ao completar os primeiros 60 dias, os membros da CPI das Contas Públicas já definiram mais quatro depoimentos na reta final do prazo regimental que é de 90 dias. Hoje, 3, às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal, os parlamentares vão ouvir a diretora-presidente do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), Lilliam Maria Maksoud Gonçalves.

No próximo dia 8, será a vez da titular da SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), Janete Belini D’Oliveira. No dia 13, o secretário de Meio Ambiente, Heitor Pereira de Oliveira, deve prestar esclarecimentos aos vereadores. Já no dia 15, a convocada é a diretoria-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Elizabeth Felix. Todas as oitivas estão marcadas para as 14h.

A diretora-presidente da Agetran Elizabeth Félix é mãe de Felipe Félix de Carvalho, 20 anos, que segundo o MPE (Ministério Público Estadual), teria sido nomeado na Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) a pedido dela, mas não trabalhava.

De acordo com o processo, o MPE acompanhou Felipe “entre os dias 30 de abril de 2.014 e 8 de maio de 2.014, data da publicação da exoneração”. “Restou evidenciado que o requerido Felipe Félix de Carvalho estaria envolvido estritamente com questões particulares”, apontou as investigações.

A Comissão tem como objetivo investigar se o aumento de 40,34% na folha de pessoal da Prefeitura ocorreu por aumentos salariais praticados pelas gestões anteriores ou devido à nomeação de comissionados por parte do atual prefeito Gilmar Olarte (PP).

Além disso, vai investigar quanto da receita de folha de pessoal é destinada aos comissionados nomeados durante a gestão do prefeito, bem como se estão efetivamente trabalhando e se os recursos destinados ao pagamento destes estão atingindo sua finalidade.

Já passaram por oitiva os secretários de Saúde, Jamal Salem; Administração e interino Educação, Wilson do Prado, por duas vezes; o diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila; e diretor-presidente da Funesp, José Eduardo Amâncio da Mota, o Madrugada.

Criada no dia 5 de maio, a CPI tem como presidente Eduardo Romero (PT do B), vice-presidente Paulo Pedra (PDT), relator Airton Saraiva (DEM) e como membros Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Thaís Helena (PT). Até o momento, mais de 200 mil páginas de documentos passam por análise.

Nos siga no Google Notícias