ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

CPI dos Combustíveis apura denúncias de preços abaixo do mercado na Capital

Leonardo Rocha | 24/05/2016 09:40
CPI apura denúncias de práticas irregulares na Capital (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
CPI apura denúncias de práticas irregulares na Capital (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A CPI dos Combustíveis apura denúncias da prática de "dumping" na Capital. Isto ocorre quando uma empresa coloca preços abaixo do mercado, apenas para prejudicar ou falir a concorrência. Donos de postos (gasolina) e até o Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de MS) citaram esta ação na cidade.

De acordo com o presidente da CPI, o deputado Beto Pereira (PSDB), esta prática nociva ao mercado foi citada mais de uma vez durante os depoimentos, mas não foram repassados provas ou maiores elementos. "Foi levantada a questão, porém ninguém quis se aprofundar, apesar da nossa insistência".

Como não foi repassado uma situação mais concreta, com nome de empresas e preços abaixo do mercado, o deputado diz que caberá a CPI fazer a apuração, levantar mais informações. "Vamos fazer o nosso papel que é investigar e tentar saber se existe esta irregularidade, para embasar a denúncia".

O empresário Nilton Braz Giraldelli, dono de dois postos em Campo Grande, denunciou a situação, dizendo que se tratava de uma "concorrência predatória" e que prejudicava muitos os postos menores, que acabavam "quebrando" e saindo do mercado. No entanto disse que não tinha provas para apresentar a CPI.

O presidente do Sinpetro-MS, Edemir Jardim, disse que se preocupa com postos (combustíveis) que vendem bem abaixo do mercado em Campo Grande, mas que o sindicato não poderia fazer nada a respeito, pois não tem poder para interferir em valores, ou fazer auditoria e fiscalização.

Nesta terça-feira (24), a CPI dos Combustíveis vai ouvir o gerente da Unidade Distribuidora da Petrobras em Campo Grande, Marcos Antônio Barbosa e o gerente da filial da Distribuidora Simarelli em Campo Grande, Luís Antônio da Silva, justamente para apurar eventuais irregularidade neste processo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no mês de junho.

Nos siga no Google Notícias