ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

CPI ouve hoje lideranças indígenas e dirigentes do Cimi

Leonardo Rocha | 25/04/2016 08:58
CPI do Cimi terá mais nove depoentes nesta segunda-feira (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
CPI do Cimi terá mais nove depoentes nesta segunda-feira (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A CPI do Cimi (Conselho Indígena Missionário) irá ouvir nesta segunda-feira (25), a partir das 14h, nove pessoas que poderão contribuir com a investigação, que apura se a entidade financia ou incentiva invasões de terras em Mato Grosso do Sul. Entre os depoentes estão lideranças indígenas, dirigentes e ativistas da instituição.

Foram convocados o coordenador distrital do Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), em Mato Grosso do Sul, Lindomar Ferreira, assim como a irmã Michael Mary Nolan, irmã Joana Ortiz, Rogério Batalha, Flavio Machado, Ramiro Luiz Mendes, Enedino da Silva, Mauro Paes e Wanderley Dias Cardoso, todos ligados ao Cimi.

A intenção da presidente da CPI, a deputada Mara Caseiro (PSDB), é finalizar a fase de depoimentos em breve, para fixar os trabalhos na análise dos documentos e produção do relatório final da comissão parlamentar. Na próxima quarta-feira (27) outras pessoas serão ouvidas, com a intenção de encerrar esta fase.

Caseiro já revelou que possui provas das atuações irregulares do Cimi, em invasões de terras em Mato Grosso do Sul, já a entidade alega que apenas apoia e desenvolve projetos junto às comunidades indígenas, e que não influenciam ou estão a frente dos conflitos no campo. A CPI já ouviu pesquisadores, lideranças indígenas, integrantes do Cimi, produtores rurais e autoridades.

Nos siga no Google Notícias