ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

CPI questiona TAC de operadoras que não tem plano para acabar com cai, cai

Leonardo Rocha | 29/07/2014 13:22
Presidente da CPI diz que minuta apresentada não tem plano para melhorar o serviço (Foto: Arquivo)
Presidente da CPI diz que minuta apresentada não tem plano para melhorar o serviço (Foto: Arquivo)

A CPI da Telefonia está questionando a minuta da TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), enviada pela Sindtelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), que prevê multas irrisórias e nenhum plano concreto para acabar com as ligações interrompidas e com os sinais frágeis em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a comissão parlamentar, das oito cláusulas apresentadas, apenas três apresentam penalidades, em caso de não cumprimento.

“São valores irrisórios, ainda mais levando em conta a arrecadação milionária das empresas de telefonia”, afirmou o deputado Marquinhos Trad (PMDB), presidente da CPI.

Segundo ele, a multa diária apresentada (minuta) é de R$ 1 mil, ao teto de 50 dias, assim como a minuta não possui um plano detalhado para melhorar o serviço. “Condicionam a solução dos problemas a atitudes da Assembleia e a mudanças na legislação, mas não falam o que vão fazer de concreto”.

A CPI da Telefonia se comprometeu a apresentar projeto de lei para mudar as regras, relacionadas a instalações de redes e antenas, sem que prejudique o meio ambiente. “Na primeira sessão de volta do recesso, o projeto será apresentado", reforçou Marquinhos. "Agora este TAC é para a gente cumprir ou para eles executar?", questionou.

A minuta do TAC elenca ainda regras previstas no Código de Defesa do Consumidor, assim como um mutirão para os dias 22 de setembro e 11 de outubro, nos sete maiores municípios do Estado, para que os consumidores possam se reunir com os representantes das operadoras.

Os integrantes da CPI da Telefonia, em conjunto com Defensoria Pública e MPE (Ministério Público Estadual), irão elaborar ajustes a esta minuta, para depois fechar acordo que atenda os interesses dos consumidores.

Nos siga no Google Notícias