ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Criação do PL pode enfraquecer dois partidos em MS, prevê secretário

Juliene Katayama | 18/02/2015 15:36
Secretário da Casa Civil analisa quadro eleitoral em MS (Foto: Arquivo)
Secretário da Casa Civil analisa quadro eleitoral em MS (Foto: Arquivo)

O chefe da Casa Civil do Estado, Sérgio de Paula, aposta no enfraquecimento de pelo menos dois partidos depois da criação do PL (Partido Liberdade). Segundo o tucano, já existe uma movimentação de parlamentares que poderiam fortalecer a nova sigla. “Tem deputados se mexendo, mas eles querem deputados federais”, afirmou.

“Tem duas ou três alas que poderiam migrar para o novo partido. Tem gente do PMDB e do DEM”, pontuou o secretário. Em relação ao PSDB, Sérgio disse que estão “seguindo como Brasília”.

No PMDB, além do ex-deputado federal Fabio Trad (sem partido) que se desfiliou da sigla depois do resultado negativo na campanha eleitoral do ano passado, também tem o irmão, deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) que estariam conversando com a organização da nova sigla.

Marquinhos critica a maneira como tem sido tratado no partido, apesar de ter sido o deputado estadual mais votado no último pleito com 44 mil votos. O projeto do peemedebista é disputar a Prefeitura de Campo Grande no próximo ano.

No caso do DEM, o presidente regional, deputado federal Luiz Henrique Mandetta, estaria insatisfeito com o encaminhamento da sigla e poderia ir para o PL. A mudança seria bem aceita, já que a nova sigla busca parlamentares federais – é o peso na partilha de tempo de televisão e fundo partidário.

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), que já comandou o partido no Estado, disse que “se o cacique for todos vão juntos”, se referindo a ele e ao vereador de Campo Grande, Airton Saraiva (DEM). O democrata também aposta na candidatura de Mandetta a prefeito da Capital.

Daí o PL, que ainda nem foi criado, entraria em crise no Estado, já que Marquinhos também é um forte candidato a prefeito, mas poderia ser o mais fraco por ser do legislativo estadual, enquanto Mandetta é federal.

Mas antes de discutir detalhes da próxima eleição, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, - que mobiliza a recriação do PL, precisa juntar 500 mil assinaturas para entrar com pedido na Justiça Eleitoral . A ideia é que neste mês conclua a coleta dos apoiadores para fazer o registro.

O partido precisa ser recriado até setembro deste ano dentro do prazo para a filiação dos que têm interesse em disputar as eleições municipais de 2016.

Rede – Além do PL, o Rede Sustentabilidade da ex-senadora, Marina Silva, também está na lista de novas siglas. Com pedido negado em 2013 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por seis votos a um, Marina teve de se filiar ao PSB para disputar as eleições do ano passado.

Mas com a derrota nas urnas, Marina intensifica a coleta de assinaturas para oficializar o Rede que já apresentou 442.525 assinaturas à Justiça Eleitoral. Enquanto o País caía na folia, o Rede mobilizou o mutirão do Carnaval para atingir a exigência legal.

A reportagem do Campo Grande News tentou contato com a organizadora do Rede no Estado, Neide Herrera, mas não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias