ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Crise na saúde centraliza discursos na Assembleia Legislativa

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 30/03/2011 12:59

Deputados falaram das situações na Santa Casa de Campo Grande e de hospitais do interior

Durante a sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa a crise na saúde em Mato Grosso do Sul esteve no centro das discussões.

O deputado Onevan de Matos (PSDB) criticou uma decisão do Ministério da Saúde em encerrar convênios com hospitais particulares em sete cidades na região de fronteira, o que, segundo ele, deve piorar o cenário.

O encerramento ocorre, pois o ministério decidiu priorizar os convênios com hospitais públicos ou filantrópicos em cada município, excluindo, desta forma, as parcerias com unidades privadas. O tucano citou que Deodápolis está nesta situação.

“Fala-se em repasses constitucionais, mas a doença não estipula valores”, disse o veterano, de forma enérgica. “A hora que colocar dinheiro e uma gestão séria os problemas na saúde serão solucionados”, emendou.

O petista Pedro Kemp, por sua vez, preferiu questionar os valores da consultoria da SPDM, ligada à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), contratada pela Santa Casa.

Conforme o deputado, o valor do assessoramento pago pela Santa Casa é de R$ 150 mil mensais, sendo gastos R$ 5,5 milhões em dois anos. “A população não viu resultado. Era para ajudar (a consultoria) e só veio a piorar”, disparou.

Os deputados Felipe Orro (PDT) e Alcides Bernal (PP) também engrossaram o debate. O progressista fez críticas duras ao governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande.

Em aparte, o deputado Marquinhos Trad (PMDB) disse que o problema da saúde é em todo Estado.

Defendeu ainda a administração do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) que, segundo ele, “pegou a Santa Casa fechada e com salários atrasados”.

“Seria fácil escolher um único culpado”, afirmou o peemedebista.

Nos siga no Google Notícias