A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018

26/10/2012 15:14

Debate é para comparar propostas e escolher a melhor, diz especialista

Paula Vitorino
Edson Giroto e Alcides Bernal voltam hoje a confrontar propostas em debate. (Fotos: Gabriel Neris)Edson Giroto e Alcides Bernal voltam hoje a confrontar propostas em debate. (Fotos: Gabriel Neris)

Às vésperas da eleição, os indecisos ou já convictos (por que não?) tem hoje à noite a primeira e última oportunidade de acompanhar no segundo turno o debate das propostas dos dois candidatos à Prefeitura de Campo Grande: Alcides Bernal (PP) e Edson Giroto (PMDB).

O debate será realizado pela TV Morena, com horário previsto de início para às 23h e duração de 50 minutos. Como define o cientista político Tito Machado, vai ser uma “sessão coruja” de sexta-feira.

Para o cientista político Neimar Machado, o segundo turno já selecionou as duas melhores propostas, agora o debate tem a finalidade de confrontá-las, para que o eleitor decida definitivamente o voto.

“Para isso que isso aconteça, o que se espera é um debate de propostas e não de ataques”, lembra.

O prefeito Nelson Trad Filho, que coordena a campanha de Giroto, avalia que o debate é essencial para o sistema democrático. “O debate é onde o eleitor tem a oportunidade de verificar o conteúdo do candidato” diz, e acrescenta que “é uma forma do eleitor solidificar a sua intenção de escolher esse ou aquele”.

Na oposição, o deputado estadual Pedro Kemp destaca que o grande diferencial do confronto é o ao vivo, onde ali depende exclusivamente do candidato mostrar que está preparado.

Mas ele também frisa que é muito importante a forma como o evento é conduzido e organizado. “Não se deve permitir ataques, manipulações de informações ou jogo sujo”, frisa.

Propostas – Com o foco nas propostas, o confronto deve propiciar o aprofundamento sobre o conteúdo dos projetos e, mais que isso, colocar a prova o que realmente é projeto, real, e o que se trata apenas de promessa eleitoreira.

Neimar diz que nas últimas eleições o que se vê não é a apresentação de projetos, mas de simples “desejos da população”, com a intenção única de conquistar o voto e que não buscam soluções fundamentadas.

Isso por que, ele explica, as campanhas não são formuladas com a ponderações de especialistas em política, mas nas propostas da figura do marketeiro.

“A política é feita em função da mídia, só pra conquistar o eleitor”, diz.

Sem embasamento, Tito afirma que as propostas dos candidatos acabam sendo as mesmas, sem fundamento que diferencie. ”A população não consegue distinguir quem é quem porque as propostas são muito iguais. Não se é mais pautado pela questão ideológica, mas pelo praticismo”, diz.

Nesse ponto, Neimar é incisivo ao dizer que o eleitor atento também é fundamental. “Até que ponto a sociedade se apresenta para fazer boas propostas? No geral, as pessoas procuram os gabinetes só em busca de resolver seus problemas pontuais”, frisa.

Ganhar eleitor – Para os candidatos, o debate, principalmente nas vésperas das eleições, tem o objetivo de ganhar os indecisos.

Neimar lembra que muitos eleitores ainda decidem o voto horas antes da eleição e que um bom desempenho no debate pode conquistar esses votos.

Como exemplo, ele cita a queda do candidato a prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno (PRB), que, na sua avaliação, foi influenciada pelo mau desempenho em um debate.

“Ele teve uma proposta desconstruída pelo candidato adversário, perdeu votos e não foi pro segundo turno”, avalia. Ele saiu da liderança para a terceira posição, ficando fora do segundo turno.

Já Tito tem um posicionamento mais descrente em relação ao debate e não acredita que o confronto, sozinho, seja capaz de reverter uma disputa.

Ele acredita que o modelo atual não permite aprofundar a discussão sobre os projetos e, por isso, o que pesa mais é o “comportamento em tela”.

Sobre a máxima e duvidosa pergunta do “quem ganhou o debate”, ele acredita que pontos superficiais acabem sendo decisivos para a população. “Se sai ruim o sujeito que gagueja, começa a transpirar, não responde de forma objetiva, foge da questão”, diz.

Tito avalia que um único debate na história que foi capaz de mudar os votos foi o do confronto entre Lula e Collor, na disputa pela presidência, em 1989. Houve manipulação das imagens e conteúdo durante a transmissão.



O Giroto é mais capacitado para assumir a nossa cidade pois tem experiência como secretario de obras da nossa cidade.#Ficaadica
 
Mayara souza em 27/10/2012 00:35:08
bernal nao vale a boia que come
 
roberto correia malvas em 27/10/2012 00:03:04
Bernal não tem preparo nenhum pra prefeito, proposta são para o fututo,tem que esquecer o passado,a minha Campo Grande ta linda,vamos pensar em deixar ela melhor do que ta.
Eu sou paciente de posto de saude e não tenho que reclamar.pois sempre fui atendida no que precisei.
Digo novamente Bernal ainda não ta preparado pra ser prefeito dessa capital,vejo agora no debate que ele ta fugindo as regras,não dizendo coisa com coisa.Lamento se for eleito
 
dyrce moretto em 26/10/2012 23:35:07
NÃO VEJO A HORA DE IR EMBORA DESTE MATO GROSSO... Ô LUGAR FEIO!!!
 
CARLOS RENATO LOPES em 26/10/2012 23:19:59
Infelizmente a populacao caiu na fala bonita do candidato bernal, sem preparo, sem propostas, sem compromisso com a populacao e com atitudes que ja ganhou, pois quem recusa a debater e apresentar suas propostas nos meios de comunicacoes (radio e tv), nao pode ter credibilidade de administrar nossa capital, felizmente tem o segundo turno onde pode ser reparado a besteira do primeiro turno. O giroto e o mais preparado para dar continuidade ao belo trabalho do prefeito nelsinho. giroto 15 é esse o certo...
 
luis shirata em 26/10/2012 20:58:03
E agora Bernal? Vc se deu mal...vote Giroto, vote 15. O que tá bom vai ficar melhor.
 
GRAZIANI CORVELONI em 26/10/2012 20:42:35
Eu vo te fala como as pessoas podem ir na conversa de uma pessoa num sabe nem o que fala a maioria de suas propostas vão ser feita pelo Giroto esse BERNAL ele só sabe falar bonito na rádio onde é seu lugar onde que pela maioria das vezes quando se ligava lá para pedir alguma música o camarada nem falava direito com a gente e agora no final da campanha vai dizer que sempre tratou bem as pessoas o povo Deus vamos votar com a consciência não vamos deixar uma voz bonitinha nos enganar se ele tivesse feito algo por vcs ja tinha feito quando vereador e deputado.Vamos assistir ao debate e vamos pensar direto.
 
Valdirene Paes em 26/10/2012 20:23:11
Bernal já ganhou , só resta aos eleitores do Giroto se conformar com a derrota , pois o Bernal já foi eleito no primeiro turno não deveria ter o segundo turno , mas tudo bem é só ir nas urnas no domingo e confirmar.
 
claudio salina em 26/10/2012 20:13:03
Acorda Campo Grande, quem vai mandar no bernal e o PT. 21 vereadores da oposição, Governador da oposição, vai comer na mão do PT.
 
MARCIO MARIO DIAS CARVALHO em 26/10/2012 20:09:58
Ser radialista é fácil para o bernal pois não precisa mostrar a cara e seu olhar para a população, para ver a trementa falsidade em suas palavras e olhar mas muitos se deixam levar por palavras e não por atitudes já feitas em nossa capital. No programa do bernal mostram que a barragem do soter foi destruida antes de ser inaugurada, quero ver se ele como prefeito vai controlar o poder da natureza. A intenção de estar no poder faz as pessoas esquecerem que ele não é superior a Deus e sua vontades.
 
claudio cunha em 26/10/2012 19:54:01
Ainda tenho fé no povo de Campo Grande: dia 28 é 15!
 
William Dias Gomes em 26/10/2012 19:45:25
parabens campo grande news vcs tem respeito com o candidato, não gosto das noticias do midiamax eu mando comentario eles não colocam. eu voto no giroto e toda a minha familia, vamos eleitores de campo grande votar no 15 giroto.
 
nadia muzily em 26/10/2012 19:43:32
O Bernal vai passar todo tempo falando que todas as propostas do Giroto serão melhoradas por ele, que fará melhor... ou vai se apegar em alguns pontos pontuais que precisam ser melhorados na atual gestão e irá ficar no discurso vazio, porque ele não tem projeto para Campo Grande.O melhor candidato é Giroto 15.
 
Neuza Santana em 26/10/2012 19:39:04
O que temos que reconhecer no Bernal é que é um artista na comunicação, nisso ele é especialista, com sua fala mansa e impostada, todo cheio de “caras” e “bocas”, falando que vai ser “bonzinho” com “nossa gente”, e prometendo o que as pessoas querem ouvir, realmente convence até mesmo os mais prevenidos, mas sejam conscientes, não se deixem levar não, Bernal é pura PROPAGANDA ENGANOSA, SÓ ISSO. Vote consciente, vote por uma Campo Grande cada vez melhor. VOTE GIROTO.
 
José Carlos Mesquita em 26/10/2012 18:11:45
Estou com vergonha dos meus conterrâneos, como pode um sujeito em que a rádio tenha premiado sua imagem de plástico, com discurso populista e sentimentalismo postiço estar na frente num segundo turno. Mas tenho certeza absoluta que isso irá reverter essa situação, a população não é tão incipiente.
 
Roberto Oshiro em 26/10/2012 18:03:43
Tenho absoluta certeza que o melhor é o GIROTO, o debate só vai ocorrer se o outro candidato aparecer, pois tenho minhas dúvidas, falar bonito e ter 05 a favor é uma coisa agora no tete à tete é outra coisa, vamos lá GIROTO, você já o nosso futuro prefeito.
 
carlos dutra em 26/10/2012 18:01:39
Acredito que o Valdir Villa Nova tenha razão, pois acho que o Bernal não vai ao debate, não tem compromisso com o eleitor. Faltou inclusive na votação da assembléia na votação de suma importância para nós professores, da qual estávamos lutando há mais de 20 anos. Tive vergonha quando minha filha me questionou: Pai, mas não foi nesse Bernal que o Senhor votou no primeiro turno. Ainda bem, que tenho a chance de reparar meu erro.
 
leandro santos em 26/10/2012 17:58:11
Entre o certo(Giroto) e duvidoso(Bernal), deve-se votar no Giroto.
 
Jorge Alberto em 26/10/2012 16:36:24
Praticamente o Giroto vai participar sozinho do debate, expondo suas idéias e seus planos de governo. O Bernal não tem planos de governo, e só vai falar abobrinhas.
O debate não vai servir para escolher o melhor candidato, porque já sabemos quem é o melhor, e quem está preparado para administrar nossa Capital.
Mesmo assim vamos ver o debate, para consagrar ainda mais o Giroto.
 
VALDIR VILLA NOVA em 26/10/2012 16:17:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions