ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Declarações de candidato do PSOL provocam racha no partido

Correntes dentro do partido dizem não ser representados por João Alfredo, candidato ao governo do Estado

Gabriel Neris | 19/09/2018 17:18
João Alfredo é o candidato do PSOL para o cargo de governador do Estado (Foto: Marina Pacheco)
João Alfredo é o candidato do PSOL para o cargo de governador do Estado (Foto: Marina Pacheco)

As declarações do candidato do PSOL ao governo do Estado, João Alfredo, durante a rodada de entrevistas promovida pelo Campo Grande News provocaram racha no partido. Em nota à imprensa, duas correntes dentro do partido se manifestaram contra as ideias do candidato, alegam que ele trai princípios da legenda e por isso vão acionar a direção nacional do PSOL.

Durante a entrevista, publicada nesta quarta-feira (19), o candidato afirma ser da ala "esquerda racional" do partido e diz não ser a favor de algumas das pautas apresentadas pelo PSOL nacional. “É a questão do aborto, a questão da descriminalização das drogas. Somos contra a invasão de terras. Somos a favor de regularização fundiária através de desapropriações amigáveis. Nós temos 357 mil quilômetros quadrados no Estado. Temos terra para todo mundo” foi a resposta que provocou polêmica entre as duas correntes psolistas.

No texto enviado à redação, o  Núcleo Anticapitalista do PSOL Campo Grande e o Núcleo Popular do partido em Dourados dizem que "o candidato se colocou expressamente contra bandeiras históricas do PSOL e da esquerda socialista. Repudiamos seu posicionamento e afirmamos que ele não representa a totalidade do partido. Por isso, não reconhecemos a legitimidade da candidatura e levaremos às instâncias nacionais do partido as divergências e diferenças do candidato com as pautas do PSOL".

"Defendemos as candidaturas majoritária do PSOL ao Senado e as proporcionais, nas quais temos representantes em várias cidades", completa a nota.

O coordenador do Núcleo Anticapitalista do Psol na Capital, Henrique Nascimento, diz que o nome de João Alfredo já era reprovado por ele não apoiar a chapa formada por Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, candidatos à Presidência da República e vice, respectivamente. "O representante à Presidência é líder de movimento por direito a moradia, por direito a terra. A vice é representante dos movimentos de retomada dos territórios originais, não usamos o termo invasão. Ele [João Alfredo] está falando da cabeça dele, não representa uma totalidade dentro do Psol. É um absurdo, vamos levar para as instâncias nacionais", afirma.

Franklin Schamlz, integrante do núcleo de Dourados, também critica a postura do candidato. "Infelizmente não foi possível fazer o processo democrático de escolha.

Somos contrários ao nome dele e devemos procurar o Conselho de Ética do partido para fazer uma denúncia formal por ser contra as bandeiras nacionais que o partido defende. Para gente é uma grande contradição", diz Schamlz. Segundo ele, a mesma nota foi encaminhada para a direção nacional do partido.

Lucien Rezende, presidente regional do PSOL, afirma que o movimento contra a candidatura de João Alfredo não atrapalha e representa a minoria dentro do partido. "São 10% do partido. Dentro do Psol tem correntes e o candidato não é da corrente deles", afirma. O dirigente cita que a campanha está ganhando musculatura e classifica a posição dos grupos como "ciúmes e vaidade". "Cachorro morto ninguém chuta. Sabíamos desde o congresso do ano passado passado. Ali já declararam que não apoiariam", afirma sobre a escolha de João Alfredo na convenção do partido.

O que diz o candidato - Procurado, João Alfredo diz que o "movimento contra" não atrapalha a campanha ao governo do Estado. "Temos um posicionamento firme, transparente e concreto. Isso em momento algum não tira nosso apoio da candidatura da majoritária do Boulos e e da Guajajara", afirma.

"Em todos os lugares tenho dito que temos posicionamento divergente de correntes internas. É uma insurgência da extrema esquerda do PSOL", classificou.

Não é a primeira vez que ele é contestado dentro do partido. A coluna Jogo Aberto já havia publicado que João Alfredo não é unanimidade na legenda por ter declarado, durante uma reunião, não apoiar Guilherme Boulos. À época, ele disse que esse posicionamento era anterior à filiação do atual candidato da legenda ao PSOL.

Nos siga no Google Notícias