A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

14/06/2012 08:59

Decreto cria comissão para projeto sobre lei de Acesso à Informação

Fabiano Arruda

Decreto normativo, publicado pelo governador André Puccinelli (PMDB), na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado, cria uma comissão para elaborar o projeto de lei que dispõe sobre o Acesso à Informação dos Poderes.

O decreto leva em conta a necessidade de legislação específica para disciplinar, de maneira uniforme, as diretrizes que as instituições adotarão diante da nova legislação.

A comissão fica vinculada à PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e, além dela, será composta por membros da Assembleia Legislativa, MPE (Ministério Público Estadual), TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Defensoria Pública do Estado.

Cada órgão indicará um titular e um suplente. A PGE, conforme o decreto, vai coordenar o processo e os trabalhos têm o prazo de 60 dias para serem concluídos.

No último dia 30, o governador André Puccinelli e representantes dos Poderes se reuniram na Governadoria para discutir a implantação da Lei de Acesso à Informação nas instituições públicas do Estado.

A lei prevê que o poder público disponibilize o acesso a gastos financeiros e contratos públicos, bem como acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras do poder público, bem como autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos.

A Lei de Acesso também fala sobre a necessidade de criar um espaço para a população acompanhar o andamento das contas públicas.

A divulgação do salário de servidores públicos também foi discutida durante a reunião. Juristas afirmam que a divulgação de nome e remuneração é inconstitucional.

Implantação da Lei de Acesso a Informação é discutida na governadoria
O governador André Puccinelli (PMDB) e representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Procuradoria, Tribunal de Justiça e A...
Prestes a iniciar recesso, Assembleia pauta 27 projetos para esta quinta-feira
A Assembleia Legislativa pautou para a sessão desta quinta-feira (14) a votação de 27 projetos. Entre eles estão os 23 remetidos na terça-feira (12) ...


A divulgação do nome até entendemos mas a remuneração deveria ser disponível, pois a indícios de que procuradores do MPE estão ganhando mais de R$ 50.000,00 liquido por mês, esse dispositivo constitucional que dispõe o teto do serviço publico é facilmente burlado pela instituição que deve promover a defesa da ordem jurídica,do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis
 
Daniel Rezende Figliolino em 14/06/2012 05:00:35
Acesso à informação no Estado de Mato Grosso do Sul??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Benjamim Nóbrega em 14/06/2012 01:27:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions