ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Decreto cria comissão para projeto sobre lei de Acesso à Informação

Fabiano Arruda | 14/06/2012 08:59

Decreto normativo, publicado pelo governador André Puccinelli (PMDB), na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado, cria uma comissão para elaborar o projeto de lei que dispõe sobre o Acesso à Informação dos Poderes.

O decreto leva em conta a necessidade de legislação específica para disciplinar, de maneira uniforme, as diretrizes que as instituições adotarão diante da nova legislação.

A comissão fica vinculada à PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e, além dela, será composta por membros da Assembleia Legislativa, MPE (Ministério Público Estadual), TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Defensoria Pública do Estado.

Cada órgão indicará um titular e um suplente. A PGE, conforme o decreto, vai coordenar o processo e os trabalhos têm o prazo de 60 dias para serem concluídos.

No último dia 30, o governador André Puccinelli e representantes dos Poderes se reuniram na Governadoria para discutir a implantação da Lei de Acesso à Informação nas instituições públicas do Estado.

A lei prevê que o poder público disponibilize o acesso a gastos financeiros e contratos públicos, bem como acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras do poder público, bem como autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos.

A Lei de Acesso também fala sobre a necessidade de criar um espaço para a população acompanhar o andamento das contas públicas.

A divulgação do salário de servidores públicos também foi discutida durante a reunião. Juristas afirmam que a divulgação de nome e remuneração é inconstitucional.

Nos siga no Google Notícias