ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Defesa de Bumlai entra com pedido de habeas corpus

Antonio Marques | 26/11/2015 09:49
José Carlos Bumlai, preso em Curitiba desde à terça-feira, fará 71 anos no próximo sábado (Foto: Reprodução/Facebook)
José Carlos Bumlai, preso em Curitiba desde à terça-feira, fará 71 anos no próximo sábado (Foto: Reprodução/Facebook)

A defesa do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, preso em Brasília na última terça-feira na 21ª fase da Lava Jato, denominada de Passe Livre, entrou com pedido de habeas corpus nessa quinta-feira, 25, na Justiça Federal do Paraná. Conforme o jornal Folha de São Paulo, os advogados consideraram a prisão preventiva do empresário teria sido "ilegal e política".

Para os defensores de Bumlai, a medida foi tomada "em nome do extermínio da corrupção" sem provas concretas, violando o direito da defesa. O empresário é investigado por fraude em licitação, falsidade ideológica, falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. 

Os advogados questionaram que "esse voluntarismo bem-intencionado (do combate à corrupção) não pode justificar uma decisão política, violadora da garantia constitucional da presunção de inocência" na tentativa de libertar Bumlai.

"Tudo são suposições", justificou a defesa e ainda descreveram "não se fala que Bumlai constrangeu, ameaçou, utilizou ou acobertou. Há apenas conjecturas de que poderia", criticaram.

No seu primeiro dia de prisão em uma cela da carceragem da Polícia Federal de Curitiba, conforme relato da Folha de São Paulo, Bumlai passou maior parte dia lendo a bíblia, entregue por um dos advogados. No período da tarde, o empresário teria recebido a visita do filho Fernando e do genro André.

Nos siga no Google Notícias