ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Defesa de Delcídio tenta tirar tucano da relatoria de processo de cassação

A alegação é que falta isenção do relator tucano no processo

Mayara Bueno | 15/02/2016 08:04
Senador Delcídio do Amaral; preso desde 25 de novembro. (Foto: Arquivo)
Senador Delcídio do Amaral; preso desde 25 de novembro. (Foto: Arquivo)

A defesa do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) vai pedir nesta semana a substituição do relator, no Senado, do pedido de cassação de seu mandato. O parlamentar está preso em Brasília (DF), desde 25 de novembro de 2015, sob acusação de tentar atrapalhar a Operação Lava Jato.

De acordo com informações divulgadas pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (15), a defesa do parlamentar argumenta que o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) não pode permanecer na relatoria por falta de isenção do PSDB.

Dias depois da prisão de Delcídio, o Senado recebeu a representação contra o petista feita pelo PPS e Rede. Os partidos pedem a cassação do senador por quebra de decoro parlamentar.

Na época, o líder dos tucanos, Cássio Cunha Lima, afirmou a existência de um acordo no qual o Rede e PPS firmaram representação e os líderes do DEM e PSDB estavam “apoiando a iniciativa”. A entrevista é citada pela defesa de Delcídio como evidência de que não há isenção do PSDB para relatar o processo.

Acontece também que, pelas regras do Senado, o relator “não deve ser filiado ao partido político representante ou ao partido político do representado”. A regra, em tese, libera os tucanos para a relatoria, mas a defesa alega que PSDB, DEM, PPS e Rede formam um único bloco parlamentar.

Os advogados ainda pedem que seja feito um sorteio para a escolha de novo relator, desde que ele não pertença aos partidos citados.

O pedido será analisado pelo presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto (PMDB/MA), que poderá enviá-lo para decisão final do plenário do colegiado, formado por 15 parlamentares. A previsão é que o pedido de cassação comece a ser analisado nesta semana.

Nos siga no Google Notícias