ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Delcídio e Giroto discutem implantação de ferrovia em MS

Redação | 28/10/2009 17:30

Nesta quarta-feira, o senador Delcídio Amaral (PT) e os secretários estaduais Edson Giroto (Obras) e Carlos Alberto Menezes (Meio Ambiente) se reuniram com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes e Trânsito), Bernardo Figueiredo, em Brasília (DF). Na pauta da reunião a recuperação da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul.

O encontro aconteceu na sede da ANTT e dentre os vários assuntos debatidos foi amplamente frisada a construção de um novo ramal ligando Porto Murtinho à ferrovia Norte-Sul, que seria uma nova alternativa para escoar as produções agropecuárias,

minerais e metalúrgicas do estado.

Segundo Delcídio, a ferrovia precisa ser recuperada o mais rápido possível, principalmente no trecho Miranda-Corumbá. O objetivo, conforme o parlamentar, é estabelecer uma malha ferroviária compatível com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com o petista, a ideia é implantar uma ferrovia com bitola de 1,6 metro ligando Porto Murtinho a Panorama (SP), onde chegará um prolongamento da ferrovia Norte-Sul, que nasce em Açailândia (MA).

Através da conexão com outros ramais, pode-se chegar até Rio Grande (RS). Também se pode conectar com a Ferronorte e a Transnordestina. Com isso, no futuro, a

produção do estado poderá chegar de balsa, via rio Paraguai ou de caminhão, pela BR-267, até Porto Murtinho e de lá, por trem, ser escoada.

No encontro com a direção da ANTT foi discutida também a possibilidade de outra empresa assumir a operação da malha ferroviária que hoje está sob a responsabilidade da ALL (América Latina Logística).

Delcídio anunciou também que no dia 20 de novembro será realizada uma audiência pública em Corumbá para tratar da recuperação do trecho Miranda-Corumbá, com ênfase no equacionamento definitivo na questão do transporte de passageiros.

Nos siga no Google Notícias