ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputado Fábio Trad elogia exemplo japonês da Copa do Mundo

Ludyney Moura | 04/08/2014 18:53
"É tarefa social, e até moral, de cada cidadão zelar e preservar o espaço público", afirma Fábio Trad. (Foto: Divulgação)
"É tarefa social, e até moral, de cada cidadão zelar e preservar o espaço público", afirma Fábio Trad. (Foto: Divulgação)

A cena da torcida japonesa recolhendo o lixo após as partidas de sua seleção durante a Copa do Mundo repercutiu positivamente em várias partes do mundo. Para o deputado federal Fábio Trad (PMDB), a atitude dos torcedores asiáticos deveria servir de exemplo para a nossa sociedade.

“Em sociedades culturalmente mais desenvolvidas, como a do Japão, já se consolidou a consciência coletiva de que o que é público é de todos e, portanto, da responsabilidade de cada indivíduo. Que, em última instância, só se constitui em verdadeiro cidadão quando assume, também, o compromisso objetivo de zelar pelo que é patrimônio da cidadania, da sociedade”, frisou o parlamentar.

Durante um pronunciamento na Câmara Federal durante o período da Copa, Fábio destacou o fato de que os japoneses não recolhiam o lixo para dar exemplo às demais torcidas, mas como um gesto usual de sua cultura.

“Estavam tão-somente exercendo comportamento corriqueiro de uma sociedade que há muito aprendeu que o respeito ao meio ambiente é feito da responsabilidade individual de cada cidadão, de sua consciência erigida em padrão cultural”, destacou o deputado.

De acordo com o parlamentar, apenas uma pequena parcela da população brasileira, entende a responsabilidade que tem de zelar e preservar bens, espaço e o patrimônio público.

“Infelizmente, no Brasil, sempre com as ressalvas que justificam a regra, transferimos para os governos a responsabilidade exclusiva de resolver os problemas resultantes do acúmulo de negligências e omissões individuais. É tarefa social, e até moral, de cada cidadão zelar e preservar o espaço público, que é bem coletivo e não território de ninguém como muitos teimam em ver”, finalizou Fábio Trad.

Nos siga no Google Notícias