ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputado quer aviso prévio antes do nome ficar sujo na praça

Leonardo Rocha | 21/02/2016 17:21
Beto Pereira, autor do projeto, diz que comunicação evita casos indevidos de cobrança aos consumidores (Foto: Assessoria/ALMS)
Beto Pereira, autor do projeto, diz que comunicação evita casos indevidos de cobrança aos consumidores (Foto: Assessoria/ALMS)

O deputado Beto Pereira (PDT) apresentou projeto que obriga as empresas, a informar aos consumidores, de forma prévia, que seus nomes ficarão “sujos na praça”, para que eles tenham a oportunidade de pagar ou contestar a dívida. A intenção da proposta é evitar casos indevidos de inclusão em cadastros de restrição ao crédito.

Este comunicado deverá ser feito de forma escrita, via carta, pela empresa onde foi efetuado a compra. Neste aviso deve ter o nome do credor, natureza da dívida e as condições de pagamento, com devidos prazos, tendo o limite mínimo de 15 dias para quitação do débito.

O projeto ainda prevê um canal direto de comunicação das empresas com os clientes, evitando que a situação de uma dívida indevida, deixe uma pessoa com nome sujo, injustamente. O próprio autor da proposta revelou que foi cobrado por uma dívida que já tinha sido pago, mas que não foi registrada pela empresa. “Consegui provar a situação, antes de ser considerado inadimplente”.

Se for comprovado o erro, a empresa deve retirar o nome da pessoa do cadastro de restrição, em dois dias úteis. “O aviso de recebimento constitui garantia não só dos consumidores, mas também dos serviços de proteção ao crédito”, diz o deputado. O projeto segue para as comissões permanentes, para depois ser avaliado em plenário pelos deputados.

Nos siga no Google Notícias