ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputados aprovam criação do Protocolo Antirracista em MS

Em bloco, os parlamentares ainda votaram 19 projetos de homenagens com títulos e comendas

Por Fernanda Palheta | 15/10/2025 12:32
Deputados aprovam criação do Protocolo Antirracista em MS
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (15) (Foto: Reprodução)

Os deputados estaduais aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei 104/2024, que cria o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista. O objetivo do texto, apresentado pela deputada estadual Gleice Jane (PT), é incentivar medidas de sensibilização, prevenção e acolhimento às vítimas em situações de injúria racial e de racismo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei que cria o Protocolo Sul-Mato-Grossense Antirracista. A iniciativa, proposta pela deputada Gleice Jane (PT), visa implementar medidas de prevenção e acolhimento às vítimas de racismo.O projeto prevê capacitação de funcionários em estabelecimentos de grande circulação e espaços de acolhimento para vítimas. Na mesma sessão, os deputados aprovaram alterações no Programa CNH MS Social e concederam 19 títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

“A ideia é que os estabelecimentos com grande circulação de pessoas possam oferecer capacitação aos seus servidores e trabalhadores, além de um espaço de acolhimento para as pessoas que são vítimas de racismo. A gente precisa de um Estado seguro, e ampliar esse debate irá fortalecer uma política mais segura para as pessoas negras, indígenas e imigrantes em Mato Grosso do Sul”, disse a parlamentar. O texto segue para votação em redação final.

Já em primeira discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 172/2025, que altera a redação da Lei 5.806/2021, que institui o Programa Estadual CNH MS Social. A proposta, apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), inclui a destinação de recursos oriundos da arrecadação de multas de trânsito para o custeio do programa.

Em bloco, os parlamentares ainda aprovaram 19 projetos de títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense e comendas do Mérito Legislativo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.