ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Deputados aprovam estado de calamidade pública em Coronel Sapucaia

Com esta aprovação, a gestão municipal poderá fazer compras e contratações, sem licitação

Leonardo Rocha | 30/09/2020 10:35
Imagem panorâmica da cidade de Coronel Sapucaia (Foto: Diovulgação - PMCS)
Imagem panorâmica da cidade de Coronel Sapucaia (Foto: Diovulgação - PMCS)

Os deputados aprovaram, durante sessão, o estado de calamidade pública na cidade de Coronel Sapucaia, que fica a 395 km de Campo Grande. A intenção é permitir que a gestão municipal possa fazer contratações e compras, sem precisar de licitação, durante a pandemia do coronavírus.

Desde o começo da pandemia, os deputados aprovaram todos os pedidos de estado de calamidade, em função da covid-19. O primeiro a requisitar foi o governo estadual, seguido por Campo Grande, depois indo aos municípios do interior.

A principal justificativa é que mesmo nas cidades com poucos casos, é necessário que o gestor municipal tenha condições de tomar medidas emergenciais para conter a proliferação do vírus na cidade, já que a covid-19 chegou a todos os locais de Mato Grosso do Sul. Os parlamentares alegam que a prevenção é necessária neste momento.

Outra explicação dos deputados é que se houver irregularidades dos gestores nestas compras ou contratações, estas ações serão avaliadas pelos órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas. Caso existam danos as cidades, o prefeito será responsabilizado e punido por seus atos.

Cidade – No município de Coronel Sapucaia já tiveram 102 casos registrados de covid-19, até o último boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Ao todo são 68.963 pessoas infectadas pelo vírus no Mato Grosso do Sul, com 1.293 mortes em função da doença.

Nos siga no Google Notícias