ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados aprovam mudança na forma de avaliar orçamento estadual

Na prática a proposta altera o texto da Constituição, tornando a redação igual a do Congresso Nacional

Lucas Junot e Leonardo Rocha | 11/04/2017 13:33
A alteração foi aprovada com 16 votos, um terço do parlamento (Foto: Victor Chileno/ALMS)
A alteração foi aprovada com 16 votos, um terço do parlamento (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram, nesta terça-feira (11) a PEC 06/2016 (Proposta de Emenda à Constituição) que mudar a forma de avaliar as contas e o orçamento de Mato Grosso do Sul. Além de repassar a avaliação e relatoria deste projeto para outra comissão do legislativo, grupos temáticos serão criados para discutir a proposta em diferentes áreas, como saúde, educação e segurança.

No ano passado, a Mesa Diretora publicou uma resolução (28/2015), que atribuiu à Comissão de Finanças e Orçamento o poder de examinar e emitir parecer sobre projetos relativos ao PPA (Plano Plurianual), às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais e suas emendas.

Na prática, a proposta altera a redação do artigo 164 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, atualizando o texto constitucional e incluindo as novas atribuições da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, função que antes ficava ao encargo da Comissão de Acompanhamento e Execução Orçamentária.

O autor do projeto, o deputado João Grandão (PT), explicou que esta mudança é uma forma de adequar a legislação do Estado, para seguir os mesmos trâmites que já acontece no Congresso Nacional e outros legislativos.

“Agradeço o apoio dos deputados pela aprovação da PEC. Fizemos uma ampla discussão na Casa de Leis e alteramos o Regimento Interno. A partir daí, teríamos que alterar a Constituição Estadual. Acredito que avançamos muito”, comentou.

O governo estadual envia neste primeiro semestre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que define as metas e prioridades do executivo, assim como uma previsão de receita para 2018. No final do ano é enviado a LOA ( Lei Orçamentária Anual), que define os investimentos de cada setor e orçamento que será cumprido no ano vindouro.

Nos siga no Google Notícias