ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputados aprovam proibição de produto tóxico usado em gelecas

Texto, que ainda vai passar pela segunda votação, prevê desde advertência até multa de R$ 16 mil

Marta Ferreira | 20/08/2019 13:41
Produto usado para fazer geleca é tóxico. (Foto: Arquivo)
Produto usado para fazer geleca é tóxico. (Foto: Arquivo)

Passou pela primeira votação nesta terça-feira (20) projeto de lei que proíbe em Mato Grosso do Sul o uso do borato de sódio, substância também conhecida como bórax, na elaboração de gelecas, slime e produtos do tipo, bastante usados como brinquedo por crianças.

A proposta do deputado Jamilson Name (PDT) recebeu 19 votos a favor e nenhum contra na sessão de hoje da Assembleia Legislativa. Agora falta a segunda votação e a sanção, ou não, pelo Executivo.

O objetivo da proibição é evitar casos de intoxicação, como já foi registrado no País. Conforme o texto aprovado, o descumprimento pode gerar desde advertência até multa no valor máximo de R$ 16 mil, em caso de reincidência. A fiscalização, segundo consta da proposta, será das "autoridades competentes", sem discriminar quais seriam.

O que é ? Mineral alcalino derivado da mistura de sal hidratado de sódio e ácido bórico, usado também em produtos de limpeza, o boráx provocou, desde 2002, a suspensão da vendo produto “Meleca Louca”, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na justicativa do projeto, o parecer da Anvisa é uma das sustentações. A agência afirma que o ácido, se for utilizado em alta concentração, pode causar intoxicação no organismo, alterações gastro-intestinais, hipotermia (queda da temperatura do corpo), erupções cutâneas e insuficiência renal. O bórax era comumente encontrado em pomadas, talcos e cremes usados contra assaduras e brotoejas em crianças, mas foi vetado pelos riscos.

Perigo – Na fabricação das gelecas e slimens, segundo dados da Anvisa, são usadas resina, cola branca, corante, além de ácido bórico em pequena quantidade. A mistura transforma-se num tipo de geleia muito popular entre a criançada. O bórax tem a finalidade de dar consistência a essa geleia.

No texto da justicativa do deputado, há o alerta da dermatologista Mariana Paschoaleto Badaró, de São Paulo, de que "a ingestão ou inalação da substância pode acarretar complicações como irritação no trato respiratório, náusea, vômitos e diarreias. Em contato com a pele, pode resultar em vermelhidão, prurido e dor".

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o bóráx pode ser facilmente comprado pela internet, em pó. Alguns anúncios, inclusive, expõe a substância como ativador de slime.

Nos siga no Google Notícias